sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água subiu em fevereiro

A quantidade de água armazenada em fevereiro em Portugal continental subiu em 10 bacias hidrográficas e desceu em duas, relativamente ao mês anterior, de acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, hoje divulgado, no último dia do mês de fevereiro, comparativamente a igual período do mês anterior, das 56 albufeiras monitorizadas, 24 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e quatro têm disponibilidades inferiores a 40%.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em fevereiro de 2016 ocorreram nas bacias do Ave (95,7%), Tejo (91,2%), Cávado (90,5%), Douro (84,6%), Lima (83,9%), Barlavento (78,7%), Guadiana (76,5%), Mira (74,1%), Mondego (70,2%), Oeste (63,4%), Arade (55,7%) e Sado (42,9%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de fevereiro de 2016, por bacia hidrográfica, apresentaram-se superiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2014/15, exceto para as bacias do Mondego, Ribeiras do Oeste, Sado, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, segundo o SNIRH.

Lusa

  • As cheias em Coimbra, uma semana depois
    2:35

    País

    Uma semana depois de a água ter invadido casas, estradas e campos agrícolas no Baixo Mondego, o tempo é de limpezas e fazer contas aos prejuízos. Ainda há locais onde a água se mantém mas agora em menor quantidade. No espaço de um mês por duas vezes as pessoas viram os bens ameaçados.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.