sicnot

Perfil

País

Cascais vai ter sistema de alerta de tsunami

Cascais vai ter uma sirene de alerta de tsunami para informar a população em situações de risco, tornando-se no primeiro município do país com este sistema, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Praia de Carvavelos, Cascais. (Arquivo/Lusa)

Praia de Carvavelos, Cascais. (Arquivo/Lusa)

LUSA

Um acordo celebrado hoje entre a autarquia e a Autoridade Nacional de Proteção Civil prevê a criação de um projeto-piloto, com meios técnicos e humanos, para testar o funcionamento deste novo sistema.

O objetivo, segundo a Câmara de Cascais, é "melhorar os mecanismos de alerta de catástrofes e a redução dos tempos de transmissão de alertas às populações".

A sirene será equipada com um controlo local, que deverá servir as unidades de resgate envolvidas nas operações de socorro e salvamento, bem como a comunicação na área afetada.

"Este sistema de alerta, o primeiro do género no país, poderá ainda ser utilizado noutras situações de risco, nomeadamente, cheias e inundações, ventos fortes ou outro tipo de riscos naturais ou tecnológicos", adiantou a autarquia.

De acordo com a informação divulgada, o sistema permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres, de forma a avisar a população em caso de risco iminente.

A sua ativação e alerta à população será feita com base na informação dada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, disse à Lusa que o projeto-piloto é "de todo o interesse" para o município e de "grande importância" para o país.

"Não está nas nossas mãos controlar os fenómenos da natureza, mas está nas nossas mãos a capacidade de resposta que lhes damos. Por estarmos numa conhecida zona de risco, com este projeto estamos a contribuir para o alerta mais rápido das pessoas e para incremento da segurança das populações de Cascais e da toda a zona costeira da grande Lisboa", concluiu o autarca.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.