sicnot

Perfil

País

Marcelo Rebelo de Sousa volta a reunir-se amanhã com António Costa

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que na quarta-feira volta a reunir-se com o primeiro-ministro, António Costa, não antecipando os temas que estarão em discussão.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

À saída da última aula que deu hoje na Faculdade de Direito, em Lisboa, o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, foi questionado pelos jornalistas sobre se quarta-feira iria estar com António Costa, tendo respondido: "Amanhã sim".

Interrogado sobre aquilo que poderá estar em cima da mesa desta nova reunião, Marcelo escusou-se a responder: "Não sei. Veremos. Amanhã é outro dia".

No final da última aula, que durou cerca de uma hora e decorreu à porta fechada, o Presidente da República eleito confessou-se "um bocadinho emocionado" e, perante a insistência dos jornalistas, relatou apenas ter falado aos alunos sobre direito administrativo, administração pública e também "da diferença de ser professor e ser eventualmente Presidente da República".

"É uma aula de despedida dos alunos de Direito Administrativo. Uma aula simples", tinha dito à entrada aos jornalistas.

Questionado se, depois da tomada de posse de dia 09 de março, ia ficar a morar em Belém, Marcelo foi perentório: "fico em minha casa. Claro que fico em minha casa. A pessoa vive em casa, fica em casa".

À chegada ao auditório onde decorreu a aula de Direito Administrativo II, unidade curricular do 2.º ano do curso de Direito a cujos alunos Marcelo Rebelo de Sousa ministrou Direito Administrativo no primeiro semestre, um batalhão de jornalistas aguardava a chegada do professor, só se tendo sabido pouco minutos antes se a aula seria aberta ou fechada à comunicação social.

O veredicto de Marcelo foi que a aula seria vedada aos olhares dos jornalistas, tendo apenas havido dois minutos para recolha de imagens no início, sala que estava repleta e que na assistência tinha pelo menos uma cara conhecida do antigo Governo de Passos Coelho: o ex-secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares Pedro Lomba.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.