sicnot

Perfil

País

Ministro revela que foram realizadas 97 inspeções à poluição no Tejo em duas semanas

O ministro do Ambiente disse hoje no parlamento que nas últimas duas semanas foi reforçada a fiscalização à poluição no rio Tejo, tendo sido realizadas 97 inspeções, algumas das quais obrigaram à emissão de mandados.

MANUEL DE ALMEIDA

João Matos Fernandes falava hoje na comissão parlamentar conjunta de Ambiente e Economia, no âmbito de debate sobre o Orçamento do Estado para 2016.

O ministro afirmou que alguns dos casos que o ministério tem acompanhado "requerem uma análise" e têm "um de grau de complexidade".

"Parece-me claro que a situação está a mudar no duplo sentido: porque acabou a impunidade e no sentido de que, com os meios que temos, podemos fazer melhor e ter melhores resultados", salientou.

Referindo que "era indispensável ter esta ação, mas não é uma ação inspetiva que resolve a situação", Matos Fernandes avançou ainda que a Agência Portuguesa do Ambiente "está a trabalhar com os municípios para, em junho, ter ideia do que é preciso fazer".

Já a 18 de fevereiro, o ministério do Ambiente avançou que a Inspeção-geral do Ambiente determinou dois mandados contra empresas com atividade junto da bacia do Tejo, que têm de cumprir as medidas estipuladas para acabar com a poluição, ou serão encerradas.

Na altura, o ministério revelou ter investigado "58 empresas, tendo sido feita uma proposta de abertura de dois inquéritos criminais junto do Ministério Público".

O ministério avançou ainda que tinha homologado 120 processos de inspeção que estavam pendentes, para a punição dos infratores, 30 dos quais dizem respeito à bacia do Tejo.

O Ministério do Ambiente, a IGAMAOT (Inspeção-geral do Ambiente), as três Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estão a desenvolver um plano conjunto de inspeções para o território nacional, com especial enfoque na bacia do rio Tejo.

O Ministério do Ambiente anunciou a 19 de janeiro a criação da Comissão de Acompanhamento sobre a poluição no rio Tejo com a missão de avaliar e diagnosticar as situações com impacto direto na qualidade da água do rio e seus afluentes.

A 02 de fevereiro, os presidentes das câmaras de Castelo Branco, Abrantes, Mação, Nisa, Gavião, Vila Velha de Ródão e Constança estiveram na Assembleia da República para alertar os deputados para os problemas de poluição do rio Tejo e pedir uma intervenção rápida da tutela.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57