sicnot

Perfil

País

TAP tentou impedir crescimento do Aeroporto Sá Carneiro, diz Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto afirmou na segunda-feira à noite que "a "TAP tentou fazer com que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro não crescesse" e acrescentou que o Norte tem sido vítima de uma "política colonial".

Rui Moreira falava na Assembleia Municipal durante o debate sobre "a situação decorrente da atividade da TAP no Aeroporto do Porto", que culminou com a aprovação, por maioria, de uma moção contra decisões da TAP e da ANA consideradas lesivas para o aeroporto da cidade e o Norte.

O autarca atacou mais uma vez a TAP, referindo que a cidade e a região não querem e não podem pagar a fatura de uma empresa que não serve os seus interesses.

"Ao contrário do que dizem algumas pessoas, não sou autonomista ou independentista. É o contrário, sou português", afirmou.

Sustentou que "o interesse público tem a ver com coesão social, que não existe sem coesão territorial".

"Não estamos a pedir nada a que não tenhamos direito. Não podemos é dizer que a TAP é um objeto voador não identificado e por isso vamos deixar que as coisas fiquem assim. Vamos reclamar que ela seja nacionalizada e enquanto ela não for nacionalizada vamos deixar que nos façam todas as maldades? Não me conformo", disse.

Rui Moreira sustenta que se a TAP for uma empresa privada deve perder os direitos que tem como companhia de bandeira. "Fique privada, faça a sua vida e nós faremos a nossa", completou.

"Enquanto empresa pública, nos últimos anos, a TAP foi um instrumento que tentou fazer com que o aeroporto Francisco Sá Carneiro não crescesse e o Norte não existisse", acusou.

Para o autarca, o objetivo é construir um novo aeroporto de Lisboa, fazendo "esgotar rapidamente" o da Portela e esvaziando o do Porto.

"Temos [o Norte] uma taxa de cobertura na balança comercial de 40%. Essa é que a questão. E estou farto de ouvir o velho discurso em que nos dizem que bom é o Norte. É as exportações, as empresas, é lá que está tudo. Depois, desligam-se as televisões e ficam-se a rir de nós", prosseguiu.

Rui Moreira disse que a região, apesar da sua força económica, continua a ter um "muito menor rendimento per capita e níveis de desenvolvimento muito baixos" e os seus habitantes são "os mais mal pagos e níveis de desenvolvimento muito baixos".

"Isso obedece a uma estratégia. Em termos económicos, chama-se política colonial. Não tem outro nome", considerou, negando ser bairrista: "Estamos a zelar pelos interesses nacionais. Não podemos continuar a ouvir discursos vazios dizendo que é preciso industrializar o país".

O líder da bancada socialista, Gustavo Pimenta, entendeu que Rui Moreira também visou o atual Governo com as suas críticas e por isso vincou que "são pelo PS totalmente rejeitadas".

"A minha preocupação não é se este Governo trata o norte de uma forma equilibrada. Não é isso, nem foi isso que eu disse. O que vemos é que o Governo que se segue é mais centralista do que o anterior. Este Governo ainda está à prova e espero que não o seja", contrapôs Rui Moreira.

O autarca concluiu dizendo que o Porto e o Norte têm sido tratados por uma "amálgama estranha de interesses".

Lusa

  • Rui Moreira diz que reunião com a ANA é urgente
    0:41

    Economia

    Rui Moreira diz que a reunião com a ANA aeroportos tem um carácter urgente para perceber quais as condições que podem ser dadas a outras operadoras, caso a TAP deixe de ser a companhia de bandeira do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.