sicnot

Perfil

País

António Costa diz que o convite feito a Cavaco para presidir conselho de ministros assinala boa cooperação

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o convite para Cavaco Silva presidir ao Conselho de Ministros de quinta-feira assinala a boa cooperação existente entre o Governo e a Presidência da República.

MANUEL DE ALMEIDA

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, presidirá à reunião do Conselho de Ministros totalmente dedicada aos assuntos do mar, o que para António Costa "assinalará a boa cooperação" que o Governo tem tido "nestes meses e neste final de mandato do Presidente da República".

António Costa falava aos jornalistas no Palácio de Queluz no final de uma reunião com o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Trata-se de um Conselho de Ministros muito importante, dedicado a uma prioridade de ação politica deste Governo e que se integra num desígnio nacional para o qual o senhor Presidente da República tem procurado mobilizar os portugueses ao longo dos seus dois mandatos", disse o primeiro-ministro, vincando que é "uma boa tradução da normalidade institucional, do bom espírito de relacionamento e cooperação entre os diferentes órgãos de soberania".

O primeiro-ministro referiu ainda que este é um bom exemplo de como "em torno de algo que é essencial para o futuro do país, que é o mar", existem "consensos políticos muito alargados e também é uma forma naturalmente de o Governo reconhecer e de prestar homenagem a alguém que durante dois mandatos foi o Presidente da República eleito pelos portugueses".

"Sendo este o último Conselho de Ministros que se realiza no mandato do professor Cavaco Silva achámos por bem convidá-lo e honrá-lo com a sua presidência do Conselho de Ministros", enalteceu.

Questionado se está a fazer as pazes com Cavaco Silva, António Costa respondeu: "Só se faz as pazes com quem se está zangado, nunca estivemos zangados".

O Conselho de Ministros realiza-se no Forte de São Julião da Barra (Oeiras) e, de acordo com fonte da Presidência do Conselho de Ministros, haverá duas reuniões deste órgão: a primeira começa às 09:30 e terá o formato tradicional, apenas com os membros do executivo.

Perto das 11:00, chegará ao Forte de São Julião da Barra o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois de uma fotografia com o elenco governativo, começará o Conselho de Ministros presidido por Cavaco Silva, que, segundo a mesma fonte, "vai ser exclusivamente dedicada ao mar" e na qual serão aprovados apenas diplomas sobre o tema.

No final da reunião, estão previstas declarações à imprensa do primeiro-ministro e do Presidente da República.

Depois das declarações de António Costa e de Cavaco Silva, haverá ainda uma conferência de imprensa das ministras da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Mar, Ana Paula Vitorino, que darão conta dos diplomas aprovados sobre a temática do mar.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar", sendo esta a primeira vez que tal acontece nos mandatos de Cavaco Silva.

Este será um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, que termina o seu mandato a 9 de março, com a posse do futuro chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagas as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Presidente da Câmara de Nova Iorque confirma "atentado terrorista falhado"
    0:29
  • Israel volta a bombardear posições do Hamas em Gaza

    Mundo

    O exército israelita voltou a bombardear esta segunda-feira posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas, informou um comunicado militar.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.