sicnot

Perfil

País

António Costa diz que o convite feito a Cavaco para presidir conselho de ministros assinala boa cooperação

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o convite para Cavaco Silva presidir ao Conselho de Ministros de quinta-feira assinala a boa cooperação existente entre o Governo e a Presidência da República.

MANUEL DE ALMEIDA

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, presidirá à reunião do Conselho de Ministros totalmente dedicada aos assuntos do mar, o que para António Costa "assinalará a boa cooperação" que o Governo tem tido "nestes meses e neste final de mandato do Presidente da República".

António Costa falava aos jornalistas no Palácio de Queluz no final de uma reunião com o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Trata-se de um Conselho de Ministros muito importante, dedicado a uma prioridade de ação politica deste Governo e que se integra num desígnio nacional para o qual o senhor Presidente da República tem procurado mobilizar os portugueses ao longo dos seus dois mandatos", disse o primeiro-ministro, vincando que é "uma boa tradução da normalidade institucional, do bom espírito de relacionamento e cooperação entre os diferentes órgãos de soberania".

O primeiro-ministro referiu ainda que este é um bom exemplo de como "em torno de algo que é essencial para o futuro do país, que é o mar", existem "consensos políticos muito alargados e também é uma forma naturalmente de o Governo reconhecer e de prestar homenagem a alguém que durante dois mandatos foi o Presidente da República eleito pelos portugueses".

"Sendo este o último Conselho de Ministros que se realiza no mandato do professor Cavaco Silva achámos por bem convidá-lo e honrá-lo com a sua presidência do Conselho de Ministros", enalteceu.

Questionado se está a fazer as pazes com Cavaco Silva, António Costa respondeu: "Só se faz as pazes com quem se está zangado, nunca estivemos zangados".

O Conselho de Ministros realiza-se no Forte de São Julião da Barra (Oeiras) e, de acordo com fonte da Presidência do Conselho de Ministros, haverá duas reuniões deste órgão: a primeira começa às 09:30 e terá o formato tradicional, apenas com os membros do executivo.

Perto das 11:00, chegará ao Forte de São Julião da Barra o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois de uma fotografia com o elenco governativo, começará o Conselho de Ministros presidido por Cavaco Silva, que, segundo a mesma fonte, "vai ser exclusivamente dedicada ao mar" e na qual serão aprovados apenas diplomas sobre o tema.

No final da reunião, estão previstas declarações à imprensa do primeiro-ministro e do Presidente da República.

Depois das declarações de António Costa e de Cavaco Silva, haverá ainda uma conferência de imprensa das ministras da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Mar, Ana Paula Vitorino, que darão conta dos diplomas aprovados sobre a temática do mar.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar", sendo esta a primeira vez que tal acontece nos mandatos de Cavaco Silva.

Este será um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, que termina o seu mandato a 9 de março, com a posse do futuro chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lusa

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.