sicnot

Perfil

País

António Costa diz que o convite feito a Cavaco para presidir conselho de ministros assinala boa cooperação

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o convite para Cavaco Silva presidir ao Conselho de Ministros de quinta-feira assinala a boa cooperação existente entre o Governo e a Presidência da República.

MANUEL DE ALMEIDA

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, presidirá à reunião do Conselho de Ministros totalmente dedicada aos assuntos do mar, o que para António Costa "assinalará a boa cooperação" que o Governo tem tido "nestes meses e neste final de mandato do Presidente da República".

António Costa falava aos jornalistas no Palácio de Queluz no final de uma reunião com o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Trata-se de um Conselho de Ministros muito importante, dedicado a uma prioridade de ação politica deste Governo e que se integra num desígnio nacional para o qual o senhor Presidente da República tem procurado mobilizar os portugueses ao longo dos seus dois mandatos", disse o primeiro-ministro, vincando que é "uma boa tradução da normalidade institucional, do bom espírito de relacionamento e cooperação entre os diferentes órgãos de soberania".

O primeiro-ministro referiu ainda que este é um bom exemplo de como "em torno de algo que é essencial para o futuro do país, que é o mar", existem "consensos políticos muito alargados e também é uma forma naturalmente de o Governo reconhecer e de prestar homenagem a alguém que durante dois mandatos foi o Presidente da República eleito pelos portugueses".

"Sendo este o último Conselho de Ministros que se realiza no mandato do professor Cavaco Silva achámos por bem convidá-lo e honrá-lo com a sua presidência do Conselho de Ministros", enalteceu.

Questionado se está a fazer as pazes com Cavaco Silva, António Costa respondeu: "Só se faz as pazes com quem se está zangado, nunca estivemos zangados".

O Conselho de Ministros realiza-se no Forte de São Julião da Barra (Oeiras) e, de acordo com fonte da Presidência do Conselho de Ministros, haverá duas reuniões deste órgão: a primeira começa às 09:30 e terá o formato tradicional, apenas com os membros do executivo.

Perto das 11:00, chegará ao Forte de São Julião da Barra o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois de uma fotografia com o elenco governativo, começará o Conselho de Ministros presidido por Cavaco Silva, que, segundo a mesma fonte, "vai ser exclusivamente dedicada ao mar" e na qual serão aprovados apenas diplomas sobre o tema.

No final da reunião, estão previstas declarações à imprensa do primeiro-ministro e do Presidente da República.

Depois das declarações de António Costa e de Cavaco Silva, haverá ainda uma conferência de imprensa das ministras da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Mar, Ana Paula Vitorino, que darão conta dos diplomas aprovados sobre a temática do mar.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar", sendo esta a primeira vez que tal acontece nos mandatos de Cavaco Silva.

Este será um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, que termina o seu mandato a 9 de março, com a posse do futuro chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.