sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva preside a Conselho de Ministros dedicado ao mar

O Presidente da República, Cavaco Silva, presidirá na quinta-feira, a convite do primeiro-ministro, António Costa, a uma reunião do Conselho de Ministros totalmente dedicada aos assuntos do mar, no Forte de São Julião da Barra (Oeiras).

In\303\241cio Rosa

De acordo com fonte da Presidência do Conselho de Ministros, haverá duas reuniões deste órgão: a primeira começa às 09:30 e terá o formato tradicional, apenas com os membros do executivo.

Perto das 11:00, chegará ao Forte de São Julião da Barra o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois de uma fotografia com o elenco governativo, começará o Conselho de Ministros presidido por Cavaco Silva, que, segundo a mesma fonte, "vai ser exclusivamente dedicada ao mar" e na qual serão aprovados apenas diplomas sobre o tema.

No final da reunião, estão previstas declarações à imprensa do primeiro-ministro e do Presidente da República.

Depois das declarações de António Costa e de Cavaco Silva, haverá ainda uma conferência de imprensa das ministras da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Mar, Ana Paula Vitorino, que darão conta dos diplomas aprovados sobre a temática do mar.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar", sendo esta a primeira vez que tal acontece nos mandatos de Cavaco Silva.

Este será um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, que termina o seu mandato a 09 de março, com a posse do futuro chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25