sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva preside a Conselho de Ministros dedicado ao mar

O Presidente da República, Cavaco Silva, presidirá na quinta-feira, a convite do primeiro-ministro, António Costa, a uma reunião do Conselho de Ministros totalmente dedicada aos assuntos do mar, no Forte de São Julião da Barra (Oeiras).

In\303\241cio Rosa

De acordo com fonte da Presidência do Conselho de Ministros, haverá duas reuniões deste órgão: a primeira começa às 09:30 e terá o formato tradicional, apenas com os membros do executivo.

Perto das 11:00, chegará ao Forte de São Julião da Barra o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois de uma fotografia com o elenco governativo, começará o Conselho de Ministros presidido por Cavaco Silva, que, segundo a mesma fonte, "vai ser exclusivamente dedicada ao mar" e na qual serão aprovados apenas diplomas sobre o tema.

No final da reunião, estão previstas declarações à imprensa do primeiro-ministro e do Presidente da República.

Depois das declarações de António Costa e de Cavaco Silva, haverá ainda uma conferência de imprensa das ministras da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Mar, Ana Paula Vitorino, que darão conta dos diplomas aprovados sobre a temática do mar.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar", sendo esta a primeira vez que tal acontece nos mandatos de Cavaco Silva.

Este será um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, que termina o seu mandato a 09 de março, com a posse do futuro chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.