sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva preside a Conselho de Ministros dedicado ao mar

O Presidente da República, Cavaco Silva, presidirá na quinta-feira, a convite do primeiro-ministro, António Costa, a uma reunião do Conselho de Ministros totalmente dedicada aos assuntos do mar, no Forte de São Julião da Barra (Oeiras).

In\303\241cio Rosa

De acordo com fonte da Presidência do Conselho de Ministros, haverá duas reuniões deste órgão: a primeira começa às 09:30 e terá o formato tradicional, apenas com os membros do executivo.

Perto das 11:00, chegará ao Forte de São Julião da Barra o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois de uma fotografia com o elenco governativo, começará o Conselho de Ministros presidido por Cavaco Silva, que, segundo a mesma fonte, "vai ser exclusivamente dedicada ao mar" e na qual serão aprovados apenas diplomas sobre o tema.

No final da reunião, estão previstas declarações à imprensa do primeiro-ministro e do Presidente da República.

Depois das declarações de António Costa e de Cavaco Silva, haverá ainda uma conferência de imprensa das ministras da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Mar, Ana Paula Vitorino, que darão conta dos diplomas aprovados sobre a temática do mar.

De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar", sendo esta a primeira vez que tal acontece nos mandatos de Cavaco Silva.

Este será um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, que termina o seu mandato a 09 de março, com a posse do futuro chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.