sicnot

Perfil

País

Ministra da Administração Interna diz que é necessário reforçar prevenção do terrorismo

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse hoje que é necessário reforçar a prevenção e combate ao terrorismo, estando a ser avaliadas futuras medidas legislativas.

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

SIC

"As medidas legislativas que possam ser (tomadas) ainda estão em fase de avaliação. Neste momento, temos um quadro muito reforçado, mas há algo que temos de reforçar em matéria de prevenção e combate ao terrorismo, que é a partilha de informação entre todas as forças e serviços de segurança", disse Constança Urbano de Sousa, no parlamento.

No âmbito da discussão, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2016, a ministra da Administração Interna está a ser ouvida na Assembleia da República, numa audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Constança Urbano de Sousa adiantou que a prevenção é o "objetivo verdadeiramente estratégico no combate" ao terrorismo.

A esse respeito, referiu que, desde o Natal, existe um modelo de policiamento diferente, designadamente nos locais onde existe uma grande concentração de pessoas.

Segundo a ministra, este reforço do policiamento tem "uma função muito preventiva, não só para fenómenos de terrorismo, mas da criminalidade em geral".

Lusa

  • Governo garante que inspetores do SEF controlam todas as fronteiras externas
    0:41

    País

    O Governo garante que todas as fronteiras externas de Portugal estão a ser controladas por inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, desmente as denúncias do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização que diz não haver inspetores suficientes em todas as fronteiras.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho