sicnot

Perfil

País

Ministra da Administração Interna diz que é necessário reforçar prevenção do terrorismo

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse hoje que é necessário reforçar a prevenção e combate ao terrorismo, estando a ser avaliadas futuras medidas legislativas.

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

Constança Urbano de Sousa assegurou a presença de portugueses no novo centro "até para promover a partilha de informações entre todas as autoridades". (Arquivo)

SIC

"As medidas legislativas que possam ser (tomadas) ainda estão em fase de avaliação. Neste momento, temos um quadro muito reforçado, mas há algo que temos de reforçar em matéria de prevenção e combate ao terrorismo, que é a partilha de informação entre todas as forças e serviços de segurança", disse Constança Urbano de Sousa, no parlamento.

No âmbito da discussão, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2016, a ministra da Administração Interna está a ser ouvida na Assembleia da República, numa audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Constança Urbano de Sousa adiantou que a prevenção é o "objetivo verdadeiramente estratégico no combate" ao terrorismo.

A esse respeito, referiu que, desde o Natal, existe um modelo de policiamento diferente, designadamente nos locais onde existe uma grande concentração de pessoas.

Segundo a ministra, este reforço do policiamento tem "uma função muito preventiva, não só para fenómenos de terrorismo, mas da criminalidade em geral".

Lusa

  • Governo garante que inspetores do SEF controlam todas as fronteiras externas
    0:41

    País

    O Governo garante que todas as fronteiras externas de Portugal estão a ser controladas por inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, desmente as denúncias do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização que diz não haver inspetores suficientes em todas as fronteiras.

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e onde o levantamento de prejuízos materiais ainda não está concluído.

  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.