Santos Silva quer manter pressão para que EUA entendam valor estratégico da base das Lajes
02.03.2016 19h30
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje no parlamento que vai manter a pressão para que os Estados Unidos compreendam "o valor estratégico" da base das Lajes, nos Açores.

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
ESTELA SILVA/ LUSA
"Eu não direi nada nem tomarei nenhum gesto que signifique diminuir a pressão para que a boa perceção do valor estratégico das Lajes seja compreendida nos Estados Unidos da América. É uma responsabilidade minha e eu não declino essa responsabilidade", declarou o ministro, durante o debate na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2016.
O relatório do Departamento de Defesa dos EUA sobre a base das Lajes, que pode decidir o futuro da base militar e deveria ter estado pronto até terça-feira, será entregue "muito em breve" ao Congresso, disse o porta-voz do Pentágono, Eric Badger.
Lusa
Relacionados
-
Governo lamenta falta de soluções para a base das Lajes
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, lamentou esta terça-feira não ter encontrado qualquer solução para a base das Lajes no ministério e lembrou que há um ano para encontrar usos alternativos para aquela infraestrutura, que classificou de vital.
-
Relatório sobre base militar das Lajes está "no bom caminho"
Um ano depois de os Estados Unidos anunciarem uma redução militar na base das Lajes, o Congresso e o Departamento de Defesa preparam relatórios que vão decidir o futuro da base, e o do Pentágono está "no bom caminho".
-
Comissão bilateral Portugal-EUA reúne-se nas Lajes
Portugal e Estados Unidos reúnem-se hoje, a partir das 09:00 (hora local), na comissão bilateral permanente, na ilha Terceira, onde se situa a base das Lajes, num encontro em que serão discutidos, entre outros temas, os Açores.
-
Governo dos Açores admite estarem criadas condições para evitar despedimentos nas Lajes
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disse hoje acreditar estarem criadas condições para evitar despedimentos na base das Lajes, onde está em curso a redução da presença norte-americana.
-
Departamento de Defesa dos EUA tem até março para produzir relatório sobre as Lajes
O Departamento de Defesa dos EUA tem até 1 de março para produzir um relatório sobre as Lajes, depois de o Presidente dos Estados Unidos ter ratificado a lei de Orçamento das Forças Armadas.
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.