sicnot

Perfil

País

Câmara de Lisboa quer sensores de ruído nas zonas de diversão noturna

A Câmara de Lisboa está a estudar a instalação de sensores de ruído nas zonas de diversão noturna, como Cais do Sodré e Bairro Alto, para permitir às autoridades intervir em caso de incumprimento da legislação.

(SIC/ Arquivo)

(SIC/ Arquivo)

SIC

O anúncio foi feito na quarta-feira à noite na reunião descentralizada da autarquia -- na qual foram ouvidos moradores da Misericórdia, Santo António e Santa Maria Maior -- pelo vereador da Segurança, que explicou que na cidade holandesa de Hoogeveen essa medida permitiu "melhorar a qualidade de vida dos moradores e reforçar a segurança".

Falando à agência Lusa no final do encontro, Carlos Manuel Castro precisou que, tal como Lisboa, essa cidade holandesa tem "muito movimento" noturno, razão pela qual pretende trazer a ideia para a capital portuguesa.

Desta feita, a Câmara de Lisboa está a estudar, juntamente com a cidade de Hoogeveen, "o modelo de intervenção", revelou Carlos Manuel Castro, adiantando que o passo seguinte é articular esta implementação com a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Na prática, isso permitiria que as autoridades tenham esta informação e possam intervir de imediato, tendo uma "ação preventiva" em vez de corretiva, esclareceu.

Carlos Manuel Castro disse ainda à Lusa a autarquia pretende "aumentar a fiscalização" nos estabelecimentos da cidade e torná-la "mais efetiva", estando em curso um plano de intervenção conjunto da Polícia Municipal com a Polícia de Segurança Pública, a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Este trabalho arrancou "há cerca de três meses" em zonas como o Intendente e o Cais do Sodré e já resultou numa "coima na ordem dos milhares de euros para um estabelecimento" e no encerramento de um outro espaço, adiantou o responsável.

Na reunião de hoje, que durou seis horas e contou com uma audiência de quase 200 pessoas, foram vários os moradores que intervieram para denunciar problemas resultantes da diversão noturna, como o lixo, o ruído, o consumo de drogas e a insegurança.

O vice-presidente do município, Duarte Cordeiro (PS), garantiu que estão "em curso ações para resolver" estes problemas, como é o caso da sujidade, área para a qual se prevê a criação de contentores enterrados e contentores fixos nas paredes.

Esta última ideia irá arrancar na Bica, indicou.

O autarca disse ainda que, no largo de São Paulo, vai ser "instalado no mês de abril" um sanitário público.

Lusa

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC