sicnot

Perfil

País

Câmara de Lisboa quer sensores de ruído nas zonas de diversão noturna

A Câmara de Lisboa está a estudar a instalação de sensores de ruído nas zonas de diversão noturna, como Cais do Sodré e Bairro Alto, para permitir às autoridades intervir em caso de incumprimento da legislação.

(SIC/ Arquivo)

(SIC/ Arquivo)

SIC

O anúncio foi feito na quarta-feira à noite na reunião descentralizada da autarquia -- na qual foram ouvidos moradores da Misericórdia, Santo António e Santa Maria Maior -- pelo vereador da Segurança, que explicou que na cidade holandesa de Hoogeveen essa medida permitiu "melhorar a qualidade de vida dos moradores e reforçar a segurança".

Falando à agência Lusa no final do encontro, Carlos Manuel Castro precisou que, tal como Lisboa, essa cidade holandesa tem "muito movimento" noturno, razão pela qual pretende trazer a ideia para a capital portuguesa.

Desta feita, a Câmara de Lisboa está a estudar, juntamente com a cidade de Hoogeveen, "o modelo de intervenção", revelou Carlos Manuel Castro, adiantando que o passo seguinte é articular esta implementação com a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Na prática, isso permitiria que as autoridades tenham esta informação e possam intervir de imediato, tendo uma "ação preventiva" em vez de corretiva, esclareceu.

Carlos Manuel Castro disse ainda à Lusa a autarquia pretende "aumentar a fiscalização" nos estabelecimentos da cidade e torná-la "mais efetiva", estando em curso um plano de intervenção conjunto da Polícia Municipal com a Polícia de Segurança Pública, a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Este trabalho arrancou "há cerca de três meses" em zonas como o Intendente e o Cais do Sodré e já resultou numa "coima na ordem dos milhares de euros para um estabelecimento" e no encerramento de um outro espaço, adiantou o responsável.

Na reunião de hoje, que durou seis horas e contou com uma audiência de quase 200 pessoas, foram vários os moradores que intervieram para denunciar problemas resultantes da diversão noturna, como o lixo, o ruído, o consumo de drogas e a insegurança.

O vice-presidente do município, Duarte Cordeiro (PS), garantiu que estão "em curso ações para resolver" estes problemas, como é o caso da sujidade, área para a qual se prevê a criação de contentores enterrados e contentores fixos nas paredes.

Esta última ideia irá arrancar na Bica, indicou.

O autarca disse ainda que, no largo de São Paulo, vai ser "instalado no mês de abril" um sanitário público.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.