sicnot

Perfil

País

Comunistas reúnem amanhã Comité Central para tomar decisões sobre o XX Congresso

O Comité Central do PCP reúne-se pela terceira vez em 2016, amanhã, na sede nacional, em Lisboa, devendo o secretário-geral, Jerónimo de Sousa, anunciar, entre outras coisas, o local do congresso de dezembro.

MANUEL DE ALMEIDA

O XX Congresso dos comunistas está agendado para se realizar entre 2 e 4 de dezembro.

Na reunião do organismo dirigente alargado do PCP os participantes vão ainda "analisar a situação política e social" do país e as "tarefas do partido", nomeadamente as comemorações do 95.º aniversário e a campanha de angariação de fundos para o alargamento do recinto da Festa do "Avante!", que comemora 40 anos.

O encontro tem início, como habitualmente, às 11:00 e Jerónimo de Sousa vai protagonizar uma conferência de imprensa pelas 18:00, com as "principais conclusões".

Estatutariamente, as reuniões do Comité Central comunista não têm um número ou uma periodicidade anual fixa, mas costumam realizar-se cerca de cinco vezes por ano.

Em 2016, em virtude da nova realidade parlamentar e do acordo bilateral com o PS, os cerca de 150 membros deste organismo do PCP já se reuniram duas vezes, em 26 de janeiro e 21 de fevereiro, isto depois de, a seguir às legislativas de 04 de outubro de 2015, terem realizado três reuniões magnas, precisamente em outubro, novembro e dezembro.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35