sicnot

Perfil

País

Comunistas reúnem amanhã Comité Central para tomar decisões sobre o XX Congresso

O Comité Central do PCP reúne-se pela terceira vez em 2016, amanhã, na sede nacional, em Lisboa, devendo o secretário-geral, Jerónimo de Sousa, anunciar, entre outras coisas, o local do congresso de dezembro.

MANUEL DE ALMEIDA

O XX Congresso dos comunistas está agendado para se realizar entre 2 e 4 de dezembro.

Na reunião do organismo dirigente alargado do PCP os participantes vão ainda "analisar a situação política e social" do país e as "tarefas do partido", nomeadamente as comemorações do 95.º aniversário e a campanha de angariação de fundos para o alargamento do recinto da Festa do "Avante!", que comemora 40 anos.

O encontro tem início, como habitualmente, às 11:00 e Jerónimo de Sousa vai protagonizar uma conferência de imprensa pelas 18:00, com as "principais conclusões".

Estatutariamente, as reuniões do Comité Central comunista não têm um número ou uma periodicidade anual fixa, mas costumam realizar-se cerca de cinco vezes por ano.

Em 2016, em virtude da nova realidade parlamentar e do acordo bilateral com o PS, os cerca de 150 membros deste organismo do PCP já se reuniram duas vezes, em 26 de janeiro e 21 de fevereiro, isto depois de, a seguir às legislativas de 04 de outubro de 2015, terem realizado três reuniões magnas, precisamente em outubro, novembro e dezembro.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.