sicnot

Perfil

País

PCP demarca-se de imagem do BE sobre adoção homossexual

O PCP, na edição de hoje do jornal "Avante!", condena a polémica imagem reproduzida pelo BE sobre a legislação da adoção de crianças por casais do mesmo sexo e acusa a porta-voz bloquista de "sacudir a água do capote".

A dirigente comunista Margarida Botelho, num texto da secção de opinião do órgão de comunicação oficial do partido cujo título reproduz o controverso "Jesus também tinha 2 pais", afirma que "a escolha por parte do BE desta frase é ilustrativa do seu posicionamento e da sua natureza - um slogan bem esgalhado, mais uns minutos de televisão, uma polémica fanfarrona, um tema da moda, justificam tudo".

"A resposta da coordenadora do BE, quando confrontada com o desagrado geral com o seu cartaz é disso mesmo exemplar. Disse Catarina Martins que o cartaz não era invenção do BE, mas sim a tradução de uma frase do movimento LGBT internacional, e que, se não tinha sido percebido, era um erro", lê-se.

Para a membro do Comité Central do PCP e ex-deputada comunista, "de uma penada, a coordenadora do BE sacode a água do capote - a culpa é dos outros? - e associa o acerto da mensagem à forma como é validada, em particular pelos órgãos de comunicação social".

"A luta contra a discriminação dos homossexuais, contra a homofobia, pelo direito a viver uma sexualidade plena, assumida e feliz, tem muitas décadas e muitos protagonistas. Não nasceu com o BE, nem se resume ao BE. Felizmente", congratula-se a dirigente comunista.

Concordando com a "valorização do tema em si", lembrando que "o PCP votou a favor dos projetos-lei" e até que os comunistas recorrem também, "bastantes vezes", ao "humor" ou "ironia no combate político", Margarida Botelho defende o "respeito pelos sentimentos e convicções religiosas do povo em que se insere, e dos outros povos do mundo".

"Já quanto à forma escolhida, não podemos acompanhar. Demarcamo-nos... [O PCP] Não usa, e não quer usar, mensagens políticas que possam ser consideradas ofensivas ou manipulatórias das crenças das pessoas", escreveu.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.