sicnot

Perfil

País

PCP demarca-se de imagem do BE sobre adoção homossexual

O PCP, na edição de hoje do jornal "Avante!", condena a polémica imagem reproduzida pelo BE sobre a legislação da adoção de crianças por casais do mesmo sexo e acusa a porta-voz bloquista de "sacudir a água do capote".

A dirigente comunista Margarida Botelho, num texto da secção de opinião do órgão de comunicação oficial do partido cujo título reproduz o controverso "Jesus também tinha 2 pais", afirma que "a escolha por parte do BE desta frase é ilustrativa do seu posicionamento e da sua natureza - um slogan bem esgalhado, mais uns minutos de televisão, uma polémica fanfarrona, um tema da moda, justificam tudo".

"A resposta da coordenadora do BE, quando confrontada com o desagrado geral com o seu cartaz é disso mesmo exemplar. Disse Catarina Martins que o cartaz não era invenção do BE, mas sim a tradução de uma frase do movimento LGBT internacional, e que, se não tinha sido percebido, era um erro", lê-se.

Para a membro do Comité Central do PCP e ex-deputada comunista, "de uma penada, a coordenadora do BE sacode a água do capote - a culpa é dos outros? - e associa o acerto da mensagem à forma como é validada, em particular pelos órgãos de comunicação social".

"A luta contra a discriminação dos homossexuais, contra a homofobia, pelo direito a viver uma sexualidade plena, assumida e feliz, tem muitas décadas e muitos protagonistas. Não nasceu com o BE, nem se resume ao BE. Felizmente", congratula-se a dirigente comunista.

Concordando com a "valorização do tema em si", lembrando que "o PCP votou a favor dos projetos-lei" e até que os comunistas recorrem também, "bastantes vezes", ao "humor" ou "ironia no combate político", Margarida Botelho defende o "respeito pelos sentimentos e convicções religiosas do povo em que se insere, e dos outros povos do mundo".

"Já quanto à forma escolhida, não podemos acompanhar. Demarcamo-nos... [O PCP] Não usa, e não quer usar, mensagens políticas que possam ser consideradas ofensivas ou manipulatórias das crenças das pessoas", escreveu.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.