sicnot

Perfil

País

Chuva e neve regressam este fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões norte e centro, adiantou à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

Nuno Andre Ferreira

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até terça-feira estão previstos aguaceiros fracos, céu muito nublado e queda de neve, regressando o tempo seco a partir de terça-feira.

"Para hoje, já estamos a prever céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado durante a manhã, períodos de chuva fraca, passando a regime de aguaceiros, queda de neve acima dos 1.400/1.600 metros, descendo a quota para os 600/800 metros a partir da tarde, e vento moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros por hora nas terras altas", adiantou a especialista.

No sábado, avançou Madalena Rodrigues, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial no litoral, que serão fracos e pouco frequentes na região sul, queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões do norte e centro e vento moderado diminuindo de intensidade.

"No domingo vamos ter períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas regiões norte e centro, em especial no litoral, e que serão de neve acima dos 600/800 metros, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, formação de gelo ou geada e pequena descida da temperatura mínima", salientou.

No que diz respeito às temperaturas, Madalena Rodrigues adiantou que "vão sofrer apenas subidas e descidas ligeiras, nada de significativo".

"Durante o dia de hoje vamos ter uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior e no sábado nova descida, mas nada de muito significativo. Estamos a prever valores negativos da temperatura mínima no interior norte e centro e máximas que não devem ultrapassar os 15 graus Celsius, exceto em Faro que pode chegar aos 16/17", disse.

A meteorologista do IPMA adiantou que hoje e sábado, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob 'Aviso Amarelo' devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Segundo a especialista, na segunda-feira ainda estão previstos aguaceiros fracos, mas a partir de terça-feira a previsão aponta para tempo seco e subida da temperatura.

Lusa

  • Estradas cortadas em Viseu devido à neve foram reabertas
    1:33

    País

    Em Viseu as estradas que tinham sido cortadas por causa da neve já reabriram ao trânsito. E no distrito de Vila Real também se circulou com normalidade. O sol convidou a um passeio na serra, onde o cenário esta tarde já estava mais verde e menos branco.

  • Cinco pessoas resgatadas na Serra da Estrela, uma hospitalizada
    3:49

    País

    Cinco pessoas foram hoje de manhã resgatadas por militares da Guarda Nacional Republicana, depois de terem pernoitado na Serra da Estrela, devido à queda de neve que se fazia sentir. O grupo, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 30 e 40 anos, resolveram fazer um percurso pedestre, na tarde de sábado, apesar de desaconselhados pela GNR. A mulher, que se encontrava mais debilitada, com sinais de hipotermia e com fortes dores de costas, está hospitalizada. Para o Hospital da Covilhã, foram também transportados os quatro homens, mas apenas por mera precaução. A repórter da SIC Patrícia Figueiredo faz o ponto da situação.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.