sicnot

Perfil

País

Congresso do PCP realiza-se em dezembro em Almada

O XX Congresso do PCP vai realizar-se em Almada, entre 2 e 4 de dezembro, anunciou hoje o secretário-geral, Jerónimo de Sousa, após reunião do Comité Central comunista, em Lisboa.

PEDRO NUNES

"[O Comité Central] definiu linhas de orientação que constituem a base para a reflexão e discussão das organizações e militantes e definiu três fases, abrindo o debate a todo o partido, convocando o conjunto de militantes e das organizações à participação neste ímpar, amplo e profundo processo democrático", disse o líder do PCP, em conferência de imprensa, na sede nacional de Lisboa.

À semelhança de 2012, o evento magno do partido que comemora domingo 95 anos regressa àquela cidade da margem sul do Tejo, no Complexo Municipal de Desportos almadense, sob o lema "PCP com os trabalhadores e o povo, democracia e socialismo".

Jerónimo de Sousa anunciou ainda outras três iniciativas em breve de "debate, estudo e reflexão": um seminário (22 março) sobre "controlo público da banca", uma sessão sobre renegociação da dívida (5 abril), com apresentação de iniciativas legislativas, e uma "iniciativa pela libertação do país da submissão ao euro (10 maio)".

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.