sicnot

Perfil

País

Mês de fevereiro o mais chuvoso desde 2000

O mês de fevereiro foi chuvoso, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido o mais alto desde o ano 2000, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Baixa de Águeda inundada devido à chuva intensa, 13 de fevereiro.

Baixa de Águeda inundada devido à chuva intensa, 13 de fevereiro.

PAULO NOVAIS/ LUSA

De acordo com o boletim climatológico do IPMA, publicado hoje na sua página da Internet, o valor médio da quantidade de precipitação (150.0 milímetros) foi superior ao valor médio (150%), sendo o terceiro valor mais alto desde 2000.

O instituto salienta que nos primeiros 15 dias do mês de fevereiro, os valores da quantidade de precipitação excederam o correspondente valor médio mensal em algumas estações do norte e do centro.

O IPMA destacou também que, entre 07 e 15 de fevereiro, houve chuva diária persistente, com valores acumulados acima dos 300 milímetros em alguns locais das regiões noroeste e do centro (superiores a 400 mm na Serra da Peneda-Gerês e na Serra da Estrela).

Segundo o organismo, no dia 14 de fevereiro registou-se ocorrência de vento forte: maiores valores de rajada de 118,8 quilómetros/hora e de 116,6 km/hora, respetivamente no Porto e no Cabo Carvoeiro, em Peniche.

O IPMA fez também referência para os últimos dias do mês, entre 26 e 28, que registaram temperaturas "bastante abaixo do normal", tendo ocorrido chuva forte, vento muito forte, granizo, trovoada e queda de neve.

"Nos dias 26 e 27 de fevereiro verificou-se queda de neve nas regiões do norte e centro, em alguns locais a cotas de 600 metros, no dia 26, e 300 metros no dia 27.

Neste último dia ocorreu também neve nas regiões mais a sul, nomeadamente nas Serras de Aire, Candeeiros, Montejunto, São Mamede e Monchique", adianta o instituto.

Lusa

  • País regressa à normalidade após o mau tempo

    País

    O mau tempo começou a aliviar a noite passada, esta manhã a situação está mais calma. O país começa a regressar à normalidade. É tempo para começar a fazer balanços aos estragos, depois da chuva intensa que caiu durante o fim de semana.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.