sicnot

Perfil

País

Trânsito condicionado em Lisboa a partir desta terça-feira devido à tomada de posse

Várias artérias de Lisboa, principalmente junto à Assembleia da República e ao Palácio de Belém, vão ter condicionalismos ao trânsito a partir de terça-feira, devido à cerimónia de tomada de posse do novo Presidente da República, na quarta-feira.

IN\303\201CIO ROSA

A tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República decorre na Assembleia da República, na quarta-feira, às 10:00.

A partir das 13:00 de terça-feira, até ao final das cerimónias, o estacionamento vai ser proibido nas ruas de São Bento - desde a rua Nova da Piedade - e Correia Garção e na avenida 24 de Julho, desde a rua do Instituto Industrial até à avenida D. Carlos I, segundo um comunicado do município.

Na quarta-feira, decorrerá, pelas 12:00, uma cerimónia de deposição de flores nos túmulos de Luís de Camões e de Vasco da Gama, pelo que será condicionada a circulação rodoviária, durante a passagem da Guarda de Honra a cavalo da GNR, entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Palácio de Belém (na praça Afonso de Albuquerque com a calçada da Ajuda, na praça Afonso de Albuquerque com a avenida da Índia, na avenida da Índia com o CCB e no arruamento frente ao Mosteiro dos Jerónimos).

Às 17:00 de quarta-feira decorrerá uma celebração ecuménica na Mesquita Central de Lisboa, sendo proibido o estacionamento nas ruas Ramalho Ortigão e Dr. Júlio Dantas, em frente à mesquita, a partir das 19:00 de terça-feira e até ao final do evento.

Às 18:00, o Presidente cessante, Aníbal Cavaco Silva, vai ser condecorado no Palácio Nacional da Ajuda, pelo que será proibido o estacionamento no largo da Ajuda, até ao entroncamento com a rua do Guarda Joias, na calçada da Ajuda (frente ao quartel da GNR) e na Alameda dos Pinheiros das 01:00 de quarta-feira até quinta-feira.

Devido ao concerto comemorativo da tomada de posse (que decorre às 20:30 de quarta-feira, na praça do Município), a partir das 18:00 está interditada a circulação rodoviária na rua do Arsenal e na praça, incluindo o acesso ao parque de estacionamento subterrâneo aí localizado.

Lusa

  • Carlos Carvalhas e Marques Mendes sobre futuro Presidente da República
    0:55

    País

    Dois antigos líderes partidários já perspectivaram o mandato do futuro Presidente da República. O social-democrata Luís Marques Mendes acredita que Marcelo Rebelo de Sousa vai levar para Belém uma postura de mediação e de proximidade com os portugueses. Já o antigo líder comunista, Carlos Carvalhas, pede que a Constituição seja respeitada e os interesses nacionais defendidos.

  • Comemorações do 10 de Junho vão realizar-se em Paris
    1:40

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa ainda não tomou posse mas já tem agenda e com novidades. Pela primeira vez, as comemorações do 10 de Junho vão sair de Portugal. O novo Presidente leva à letra o dia que também é das comunidades e vai festejá-lo a Paris.

  • The Marcelo Rebelo de Sousa Show
    12:47

    Reportagem Especial

    Um novo Presidente da República entra em funções já na quarta-feira. E promete ser um Chefe de Estado muito diferente de Cavaco Silva dos últimos 10 anos. Os primeiros sinais foram dados logo na campanha eleitoral em que Marcelo surpreendeu tudo e todos com um registo até agora nunca visto na política portuguesa. Na Reportagem Especial, revisitamos os momentos mais marcantes desse período que explicam como um homem quase sozinho derrotou nove adversários à primeira volta.

  • Encontrados destroços do avião que caiu no Irão

    Mundo

    As autoridades iranianas encontraram destroços do avião que caiu no domingo no sudeste do país, matando as 66 pessoas que seguiam a bordo, revelou um porta-voz da Guarda Revolucionária, o exército de elite do regime.

  • 2,6 milhões de bebés morrem antes de completar um mês

    Mundo

    Os recém-nascidos no Paquistão, República Centro-Africana e Afeganistão são os que têm menor probabilidade de sobreviver, de acordo com um relatório da Unicef que revela que todos os anos 2,6 milhões de crianças morrem antes de completar um mês. Sobretudo nos países mais pobres do mundo, o número de mortes de recém-nascidos a nível global mantém-se assustadoramente elevado.

  • Galp regista lucro de 602 M€ em 2017 

    Economia

    A Galp registou um lucro de 602 milhões de euros no ano passado. Uma subida de 25 por cento em relação a 2016. De acordo com a empresa, os resultados devem-se sobretudo ao aumento da produção de petróleo e gás natural no Brasil, bem como o crescimento dos negócios da refinação e distribuição.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC