sicnot

Perfil

País

Ferro Rodrigues cumpre as formalidades na cerimónia de tomada de posse de Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, abriu hoje às 09:00 a sessão plenária do parlamento, que suspendeu de seguida para receber o Presidente da República, o Presidente eleito e os restantes convidados.

Nenhum dos dois prestou declarações aos jornalistas no início nem no final deste encontro.

Nenhum dos dois prestou declarações aos jornalistas no início nem no final deste encontro.

Lusa

A abertura da sessão e a sua suspensão imediata é uma formalidade da cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.

No hemiciclo, decorado com rosas vermelhas e amarelas e ramagens verdes, os deputados e alguns convidados começaram a tomar os seus lugares minutos antes das 9:00.

Ferro Rodrigues seguiu para a escadaria exterior da Assembleia da República onde chegam os convidados, sendo os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional esperados a partir das 09:05.

Marcelo Rebelo de Sousa tem a chegada prevista ao parlamento pelas 09:35, cinco minutos antes do primeiro-ministro, António Costa.

Lusa

  • Quem é quem na Presidência de Marcelo

    Marcelo sucede a Cavaco

    O presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, já escolheu três das principais figuras da hierarquia no Palácio de Belém, que vai ocupar a partir de 9 de março. Frutuoso de Melo é o chefe da Casa Civil, o tenente-general João Luís Ramirez de Carvalho Cordeiro é o chefe da Casa Militar e José Augusto Duarte é o assessor diplomático. Rebelo de Sousa anunciou igualmente as personalidades que escolheu para o Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República: Eduardo Lourenço, António Guterres, António Lobo Xavier, Leonor beleza e Luís Marques Mendes.Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República a 24 de janeiro, com mais de 52% dos votos, e tomará posse na próxima quarta-feira.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".