sicnot

Perfil

País

Português deportado do Canadá após cumprir pena por crime sexual

Um emigrante português vai ser deportado do Canadá após ter cumprido 28 meses de prisão por um crime de natureza sexual, revelou hoje o canal estatal canadiano.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Stephen Lam / Reuters

Segundo a CBC, o homem de 53 anos, residente em Winnipeg, na província do Manitoba, sudoeste do Canadá, vive no país há 43 anos.

Em 2009, quando trabalhava numa empresa de manutenção de limpeza e de construção, "agrediu sexualmente um colega de trabalho".

Como nunca adquiriu a cidadania canadiana, após ser condenado criminalmente, foi ordenado ao residente permanente que regresse ao país de origem.

Na terça-feira, o advogado que representa o cidadão português, Joshua Slaven, apresentou um pedido de emergência ao Tribunal Federal para anular a decisão de deportação, mas "não teve êxito".

Sem família próxima em Portugal, o emigrante deixa em Winnipeg três filhos, irmãos e mulher.

O voo de regresso a Portugal está agendado para as 14:00 (20:00 de Lisboa) de hoje.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37