sicnot

Perfil

País

Português deportado do Canadá após cumprir pena por crime sexual

Um emigrante português vai ser deportado do Canadá após ter cumprido 28 meses de prisão por um crime de natureza sexual, revelou hoje o canal estatal canadiano.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Stephen Lam / Reuters

Segundo a CBC, o homem de 53 anos, residente em Winnipeg, na província do Manitoba, sudoeste do Canadá, vive no país há 43 anos.

Em 2009, quando trabalhava numa empresa de manutenção de limpeza e de construção, "agrediu sexualmente um colega de trabalho".

Como nunca adquiriu a cidadania canadiana, após ser condenado criminalmente, foi ordenado ao residente permanente que regresse ao país de origem.

Na terça-feira, o advogado que representa o cidadão português, Joshua Slaven, apresentou um pedido de emergência ao Tribunal Federal para anular a decisão de deportação, mas "não teve êxito".

Sem família próxima em Portugal, o emigrante deixa em Winnipeg três filhos, irmãos e mulher.

O voo de regresso a Portugal está agendado para as 14:00 (20:00 de Lisboa) de hoje.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.