sicnot

Perfil

País

Português deportado do Canadá após cumprir pena por crime sexual

Um emigrante português vai ser deportado do Canadá após ter cumprido 28 meses de prisão por um crime de natureza sexual, revelou hoje o canal estatal canadiano.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Stephen Lam / Reuters

Segundo a CBC, o homem de 53 anos, residente em Winnipeg, na província do Manitoba, sudoeste do Canadá, vive no país há 43 anos.

Em 2009, quando trabalhava numa empresa de manutenção de limpeza e de construção, "agrediu sexualmente um colega de trabalho".

Como nunca adquiriu a cidadania canadiana, após ser condenado criminalmente, foi ordenado ao residente permanente que regresse ao país de origem.

Na terça-feira, o advogado que representa o cidadão português, Joshua Slaven, apresentou um pedido de emergência ao Tribunal Federal para anular a decisão de deportação, mas "não teve êxito".

Sem família próxima em Portugal, o emigrante deixa em Winnipeg três filhos, irmãos e mulher.

O voo de regresso a Portugal está agendado para as 14:00 (20:00 de Lisboa) de hoje.

Lusa

  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08
  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.