sicnot

Perfil

País

Portugueses descobrem a origem das células estaminais do sangue

Portugueses descobrem a origem das células estaminais do sangue

Uma equipa de cientistas portugueses descobriu a origem das células estaminais do sangue em tecido de embriões e da placenta. Esta descoberta poderá vir a possibilitar a criação de células estaminais a partir de células da pele. Os resultados foram obtidos em ratos e a próxima fase do projeto será localizar as células precursoras na placenta humana.

  • Células Estaminais em análise
    5:57

    Edição da Manhã

    Um grupo de investigadores portugueses lançou um estudo que comprova o potencial terapêutico das células estaminais do tecido do cordão umbilical na atenuação de uma série de impactos negativos na função cardíaca, em doentes com enfarte agudo do miocárdio. Pedro Cruz, investigador da ECBIO, companhia associada a esse estudo, esteve na Edição da Manhã.

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.