sicnot

Perfil

País

Sete mil pedidos para reforma antecipada em cinco meses

Sete mil pedidos para reforma antecipada em cinco meses

Em menos de cinco meses, quase sete mil pessoas entre os 55 e os 59 anos pediram a reforma antecipada. Foi este o período em que estes trabalhadores tiveram a oportunidade de sair mais cedo do mercado de trabalho. Uma janela que se voltou agora a fechar.

  • O que vai mudar no acesso à reforma antecipada no privado
    2:10

    Economia

    A partir do próximo mês, entra em vigor o novo regime de reformas antecipadas para o setor privado. O Governo só quer que se reformem antes do tempo os trabalhadores com 60 anos e com 40 anos ou mais de descontos. É que o regime atual, que permite pedir a pré-reforma aos 55 anos, pode levar a cortes na pensão de mais de metade.

  • Penalizações duras para quem pedir reforma mais cedo
    1:55

    País

    Quem for trabalhador do Estado vai poder reformar-se antes de quem trabalhe no privado. As reformas antecipadas vão continuar a ser dificultadas este ano, a menos que quem as peça o faça até à entrada em vigor do próximo Orçamento, provavelmente em março. Até lá, está ainda a valer um regime dos dias de Sócrates, que permite pedi-la aos 55 anos de idade, com 30 anos de trabalho.

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.