sicnot

Perfil

País

Defesa de Carlos Cruz vai recorrer da decisão do TEP que recusou a liberdade condicional

O Tribunal de Execução de Penas (TEP) recusou a liberdade condicional ao ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, que já completou dois terços da pena de prisão a que foi condenado no processo Casa Pia, disse à agência Lusa o seu advogado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

Ricardo Sá Fernandes confirmou que o TEP recusou a liberdade condicional ao ex-apresentador de televisão com a fundamentação de que Carlos Cruz não demonstra arrependimento e não assume a culpa pelos crimes de abuso sexual de menores.

O advogado adiantou à Lusa que vai recorrer da decisão do TEP para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Apesar do TEP ter rejeitado a liberdade condicional, já tinha sido autorizada uma nova saída precária, com a duração de três dias, o que permitirá ao ex-apresentador festejar o seu aniversário, a 24 de março, fora da prisão.

Ricardo Sá Fernandes revelou que Carlos Cruz vai estar presente no dia 22 no lançamento do livro autobiográfico, mas que o mesmo não aborda o período de reclusão no Estabelecimento Prisional da Carregueira.

Carlos Cruz cumpriu, em dezembro de 2014, metade da pena de prisão (três dos seis anos) a que foi condenado, por crimes de abuso sexual de menores.

O ex-apresentador de televisão tem estado a cumprir a pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, no concelho de Sintra, e já teve direito a uma saída precária, em dezembro passado, para passar o Natal em casa.

No processo Casa Pia, relacionado com abusos sexuais de alunos e ex-alunos da instituição, foram ainda condenados o antigo motorista casapiano Carlos Silvino (15 anos de prisão), o médico Ferreira Dinis (sete anos), o ex-diplomata Jorge Ritto (seis anos e oito meses) e o antigo provedor-adjunto da instituição Manuel Abrantes (cinco anos e nove meses).

Lusa

  • Pedido de liberdade condicional de Carlos Cruz recusado

    País

    A Justiça recusou de novo o pedido de liberdade condicional de Carlos Cruz. O Tribunal de Execução de Penas considera que o apresentador continua sem assumir a culpa ou não mostra arrependimento pelos crimes de abuso sexual de menores por que foi condenado no processo Casa Pia.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.