sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo nos Açores devido à previsão de chuva forte

Sete das nove ilhas dos Açores vão estar este domingo sob 'Aviso Amarelo', devido à passagem pelo arquipélago de uma superfície frontal fria, que poderá provocar precipitação "pontualmente forte".

© Eloy Alonso / Reuters

Segundo um comunicado emitido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o agravamento do estado do tempo irá verificar-se nos Grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem desta "superfície frontal fria com ondulações", provocará um agravamento do estado do tempo nos Açores, no Grupo Ocidental (entre as 02:00 e as 17:00 de domingo), e no Grupo Central (entre as 11:00 e as 21:00 de domingo).

A Proteção Civil lembra que o eventual impacto do agravamento do estado do tempo poderá ser minimizado através da adoção de "comportamentos adequados", recomendando, por isso, que sejam tomadas as "medidas de autoproteção habituais nestas situações".

"Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento", são algumas das recomendações da Proteção Civil.

O Serviço de Proteção Civil dos Açores apela também para que as pessoas estejam "atentas aos alertas" que entretanto venham a ser lançados.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.