sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo nos Açores devido à previsão de chuva forte

Sete das nove ilhas dos Açores vão estar este domingo sob 'Aviso Amarelo', devido à passagem pelo arquipélago de uma superfície frontal fria, que poderá provocar precipitação "pontualmente forte".

© Eloy Alonso / Reuters

Segundo um comunicado emitido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o agravamento do estado do tempo irá verificar-se nos Grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem desta "superfície frontal fria com ondulações", provocará um agravamento do estado do tempo nos Açores, no Grupo Ocidental (entre as 02:00 e as 17:00 de domingo), e no Grupo Central (entre as 11:00 e as 21:00 de domingo).

A Proteção Civil lembra que o eventual impacto do agravamento do estado do tempo poderá ser minimizado através da adoção de "comportamentos adequados", recomendando, por isso, que sejam tomadas as "medidas de autoproteção habituais nestas situações".

"Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento", são algumas das recomendações da Proteção Civil.

O Serviço de Proteção Civil dos Açores apela também para que as pessoas estejam "atentas aos alertas" que entretanto venham a ser lançados.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.