"É um momento especial para Assunção Cristas"
"É um momento especial para Assunção Cristas"
12.03.2016 11h44
Foram estas as palavras de Paulo Portas à chegada ao congresso do CDS-PP. Reunião magna iniciou-se às 11:30 em Gondomar.
O congresso aplaudiu então, de pé, a chegada do presidente do partido e seguiu-se a apresentação de um pequeno vídeo com imagens de congressos anteriores.
O primeiro dia de trabalhos deverá ficar marcado pelo discurso de despedida de Paulo Portas, que não se recandidata à liderança do partido a que presidiu durante 16 anos.
Paulo Portas tornou-se líder do CDS-PP em 1998, no Congresso de Braga, tendo estado afastado da direção centrista por apenas dois anos, entre 2005 e 2007, durante a liderança de José Ribeiro e Castro.
A intervenção do ainda presidente dos democratas-cristãos está marcada para cerca das 12:40.
Assunção Cristas, que deverá suceder a Paulo Portas, irá intervir à tarde no primeiro dia de trabalhos.
Neste arranque do Congresso, ainda no período da manhã, haverá intervenções do secretário-geral do CDS-PP, António Carlos Monteiro, do coordenador autárquico, Domingos Doutel, do líder parlamentar, Nuno Magalhães, e de Nuno Melo, que se retirou da corrida à liderança do CDS-PP, e que irá apresentar o relatório dos deputados ao Parlamento Europeu.
A até agora única candidata à liderança Assunção Cristas discursa ao Congresso à tarde, a partir das 15:00, no período reservado à apresentação das moções de estratégia global -- dez no total - para dar a conhecer o seu documento de 31 páginas, com o título "Ambição e Responsabilidade".
Relacionados
- 0:23
Manuel Monteiro diz que "Portas foi uma grande desilusão"
Numa entrevista exclusiva à SIC, Manuel Monteiro quebrou o silêncio sobre o passado e futuro do CDS-PP.O antigo líder do partido confessou, ainda, que "Paulo Portas foi uma grande desilusão". Uma entrevista que pode ver hoje no Jornal da Noite.
- 0:56
SIC e SIC Notícias no 26º Congresso do CDS-PP
Paulo Portas tornou-se líder do CDS-PP no ano de 1998, no congresso realizado em Braga. Afastou-se da direção do partido durante dois anos, entre 2005 e 2007, durante a liderança de José Ribeiro e Castro. No próximo sábado despede-se numa intervenção perante o 26º Congresso dos centristas que deverá escolher Assunção Cristas como sua sucessora. A SIC e a SIC Notícias acompanham o congresso deste fim de semana.
- 3:27
Manuel Monteiro diz que o CDS "não pode ser uma cópia menor do PSD"
Manuel Monteiro considera que Paulo Portas foi uma grande desilusão. Em entrevista exclusiva à SIC, o antigo líder do CDS diz que não resta quase nada do partido que deixou em 98 e diz que o CDS não pode ser uma cópia menor do PSD. Reconhece que em alguns aspectos Nuno Melo seria melhor que Assunção Cristas e revela que recusou recentemente um convite de dirigentes do CDS para voltar a filiar-se no partido.
- 0:37
Nobre Guedes diz que nova líder do CDS deve definir áreas prioritarias de atuação
Luís Nobre Guedes disse hoje, na SIC Notícias, que considera que a nova líder do CDS deve definir áreas prioritárias de atuação e não deve excluir ninguém.
-
CDS prepara-se para abrir portas à primeira mulher presidente
O primeiro dia do 26.º Congresso do CDS-PP, que decorre até domingo em Gondomar, no Porto, deverá ficar marcado pelo discurso de despedida de Paulo Portas, que não se recandidata à liderança do partido a que presidiu durante 16 anos.
Na Homepage
-
Governo esclarece que Bruxelas decidiu ferrovia de "alto desempenho" para mercadorias
O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu hoje que Bruxelas decidiu sobre uma linha "de alto desempenho para mercadorias" e não há qualquer investimento atual em comboio de alta velocidade para passageiros.
26.04.2018 às 12h12
-
Chuva e termómetros a cair entre 5 e 8ºC a partir de hoje
A chuva vai regressar ao território do continente português a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
26.04.2018 às 7h14
- 2:16
-
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
- 2:31
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 7:37
- 1:27