sicnot

Perfil

País

Moreira aceita apoio "de todos partidos" mas concorre como independente

O independente Rui Moreira vai voltar a ser candidato independente à Câmara do Porto e "aceitará o apoio de todos os partidos que queiram apoiá-lo" nas autárquicas de 2017, revelou hoje o seu adjunto na autarquia.

JOS\303\211 COELHO

"Rui Moreira não será candidato por nenhum dos partidos que o apoiam. Será candidato independente e aceitará o apoio de todos os partidos que queiram apoiá-lo. Isso em nada condicionará o seu programa", disse à Lusa Nuno Santos.

O assessor do presidente da Câmara do Porto reagiu desta forma ao anúncio feito no domingo pela nova líder do CDS-PP, Assunção Cristas, de que vai propor a renovação do apoio ao independente Rui Moreira, se este se recandidatar à Câmara do Porto.

"Posso dar o exemplo da Câmara do Porto: o CDS apoiou desde a primeira hora a candidatura independente de Rui Moreira e com ele temos governado a autarquia. Se ele decidir candidatar-se de novo proporei aos órgãos do CDS a renovação do apoio à sua candidatura", anunciou Cristas, no discurso de encerramento do 26.º Congresso do CDS-PP.

Rui Moreira foi o primeiro candidato independente a conquistar a Câmara do Porto depois de vencer as eleições autárquicas de 2013, derrotando o candidato do PSD, Luís Filipe Menezes, e o do PS, Manuel Pizarro.

O autarca tem na equipa um ex-vereador do CDS (Manuel Sampaio Pimentel, vereador da Fiscalização e Proteção Civil) e uma ex-vereadora do PSD do mandato do antecessor, Rui Rio (Guilhermina Rego, vice-presidente e vereadora da Educação, Organização e Planeamento).

Depois das eleições, Moreira fez um acordo com o PS, atribuindo pelouros a dois dos três vereadores eleitos.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.