sicnot

Perfil

País

Ministério abre 100 vagas, metade para educadores de infância e ensino especial

O Ministério da Educação vai abrir 100 vagas no próximo ano letivo principalmente para escolas da zona de Lisboa e do norte do país, muitas das quais para educadores de infância e professores de ensino especial.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

reuters

A informação consta da portaria publicada em Diário da República que entra hoje em vigor e estabelece as vagas do concurso externo para o ano letivo de 2016/2017.

Mais de metade das vagas (63) é para o Quadro de Zona Pedagógica 7 (QZP), que corresponde às escolas situadas na zona de Lisboa e da Península de Setúbal, segundo o anexo da portaria nº 43-A/2016.

Geograficamente situado a norte, o QZP 6 -- que abrange a Lezíria, o Oeste e o Médio Tejo - é o segundo com mais vagas (13), seguindo-se o QZP 1 -- Braga, Viana do Castelo, Porto e Tâmega -- com nove vagas.

As escolas da zona do Baixo Alentejo (QZP9) serão as únicas sem vagas, seguindo-se os casos do QZP2 (Douro Sul, Vila Real e Bragança) e do QZP8 (Alto Alentejo e Alentejo Central) que vão abrir apenas uma vaga para um professor do grupo de recrutamento de Espanhol.

O Espanhol é precisamente a única língua que vai abrir vagas (5).

Educação Especial 1 será o grupo de recrutamento com mais vagas abertas (30), seguindo-se Educação Pré-Escolar (15), Educação Moral e Religiosa Católica (nove), Educação Física (sete vagas) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (cinco vagas).

Existem 16 grupos de recrutamento que não irão quaisquer vagas, entre as quais se encontram o Inglês do 1.º ciclo; Filosofia; Geografia; Economia e Contabilidade; Física e Química; Biologia e Geologia; Educação Tecnológica e Educação Especial 2 e 3.

Os professores dos grupos de recrutamento das quatro línguas - Latim e Grego; Francês Inglês e Alemão -- assim como os das disciplinas artísticas - Educação Visual e Tecnológica; Educação Musical e Música -- também não irão ter vagas para concorrer aos quadros no próximo ano letivo, segundo o diploma publicado na segunda-feira.

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19