sicnot

Perfil

País

Rui Moreira escreve livro sobre TAP e abandono do aeroporto do Porto

O presidente da Câmara do Porto escreveu um livro sobre a TAP e a "polémica estratégia de abandono do aeroporto do Porto" e a publicação vai ser lançada na terça-feira, avançou hoje à Lusa o seu adjunto.

JOS\303\211 COELHO

Ao longo de 250 páginas, "TAP - Caixa Negra" desvenda "os bastidores do diferendo" do autarca independente contra a transportadora, avançando com "pormenores desconhecidos acerca da vinda da Ryanair para Portugal, de jantares secretos e cartas a vários primeiros-ministros", refere Nuno Santos, adjunto do autarca e co-autor da publicação.

Editado pela Almedina e prefaciado por Luís Valente de Oliveira, ex-ministro em cinco governos de Portugal, o livro revela ainda a opinião de Moreira "sobre o centralismo crescente em Portugal" e explica as razões da "guerra séria" que o autarca independente Rui Moreira "tem lançado em defesa do aeroporto do Porto, da sua cidade e da região Norte.

Nos últimos meses, Rui Moreira tem criticado a estratégia da TAP para o Porto e admitiu apelar ao boicote da região à transportadora, acusando-a de ter em curso uma estratégia para "destruir o aeroporto Francisco Sá Carneiro", no Porto, e construir, em Lisboa, "um novo aeroporto e uma nova ponte".

A "guerra séria" que Moreira disse ter em curso contra a TAP deve-se, em parte, à ligação aérea entre Vigo e Lisboa e à suspensão de quatro rotas europeias que a TAP diz representarem um prejuízo de 8,02 milhões de euros, ao passo que a autarquia do Porto garante terem uma "ocupação média de 90%", representando "o transporte de perto de 190 mil passageiros, em 1.867 voos de ida e volta".

"TAP -- Caixa Negra" vai ser lançada no mercado no próximo dia 22, terça-feira, num local ainda por divulgar.

Os autores dividem os textos em dez capítulos, recuando no tempo "para que se percebam todos os contornos da privatização da ANA, empresa gestora dos aeroportos em Portugal, e a luta que Moreira, então presidente da Associação Comercial do Porto, travou para evitar a construção do aeroporto na Ota e em Alcochete", descreve Nuno Santos.

O livro divulga também "números e outros dados acerca da atividade da TAP, das suas participadas, dos negócios no Brasil, da compra e desaparecimento da Portugália e da contratação da White Airways para operar a anunciada ponte aérea entre o Porto e Lisboa, com aviões da brasileira Azul".

"Na narração que faz dos acontecimentos, Rui Moreira revela pormenores desconhecidos acerca da vinda da Ryanair para Portugal, de jantares secretos e cartas a vários primeiros-ministros e transmite com clareza o que pensa sobre o centralismo crescente em Portugal", acrescentou Nuno Santos.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC