sicnot

Perfil

País

Relação de Lisboa nega liberdade condicional a embaixador Jorge Ritto

O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o recurso do embaixador Jorge Ritto, para obter a liberdade condicional, confirmando a recusa do juiz de execução de penas em libertar antecipadamente aquele arguido do processo Casa Pia.

2003 - O embaixador Jorge Ritto é detido para interrogatório, no âmbito do processo Casa Pia

2003 - O embaixador Jorge Ritto é detido para interrogatório, no âmbito do processo Casa Pia

Armando Franca

Fonte do Tribunal da Relação de Lisboa adiantou à agência Lusa que, na quarta-feira, foi negado provimento ao recurso interposto por Jorge Ritto, contra a decisão do Tribunal de Execução de Penas de lhe recusar a liberdade condicional.

A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa foi proferida pelos desembargadores Elisa Marques (relatora) e Adelino Barradas Oliveira (adjunto).

Jorge Ritto cumpre, no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Belas, concelho de Sintra, uma pena de seis anos e oito meses de prisão, por crimes de abuso sexual contra jovens da Casa Pia.

Na passada semana, o Tribunal de Execução de Penas (TEP) recusou igualmente a liberdade condicional ao ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, que já completou dois terços da pena única de seis anos de prisão a que foi condenado, no processo Casa Pia

Ricardo Sá Fernandes, advogado de Carlos Cruz, disse à Lusa que ia recorrer da decisão para a Relação de Lisboa.

No processo Casa Pia, relacionado com abusos sexuais de alunos e ex-alunos da instituição, foram ainda condenados o antigo motorista casapiano Carlos Silvino (15 anos de prisão), o médico Ferreira Dinis (sete anos) e o antigo provedor-adjunto da instituição Manuel Abrantes (cinco anos e nove meses).

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC