sicnot

Perfil

País

Relação de Lisboa nega liberdade condicional a embaixador Jorge Ritto

O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o recurso do embaixador Jorge Ritto, para obter a liberdade condicional, confirmando a recusa do juiz de execução de penas em libertar antecipadamente aquele arguido do processo Casa Pia.

2003 - O embaixador Jorge Ritto é detido para interrogatório, no âmbito do processo Casa Pia

2003 - O embaixador Jorge Ritto é detido para interrogatório, no âmbito do processo Casa Pia

Armando Franca

Fonte do Tribunal da Relação de Lisboa adiantou à agência Lusa que, na quarta-feira, foi negado provimento ao recurso interposto por Jorge Ritto, contra a decisão do Tribunal de Execução de Penas de lhe recusar a liberdade condicional.

A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa foi proferida pelos desembargadores Elisa Marques (relatora) e Adelino Barradas Oliveira (adjunto).

Jorge Ritto cumpre, no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Belas, concelho de Sintra, uma pena de seis anos e oito meses de prisão, por crimes de abuso sexual contra jovens da Casa Pia.

Na passada semana, o Tribunal de Execução de Penas (TEP) recusou igualmente a liberdade condicional ao ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, que já completou dois terços da pena única de seis anos de prisão a que foi condenado, no processo Casa Pia

Ricardo Sá Fernandes, advogado de Carlos Cruz, disse à Lusa que ia recorrer da decisão para a Relação de Lisboa.

No processo Casa Pia, relacionado com abusos sexuais de alunos e ex-alunos da instituição, foram ainda condenados o antigo motorista casapiano Carlos Silvino (15 anos de prisão), o médico Ferreira Dinis (sete anos) e o antigo provedor-adjunto da instituição Manuel Abrantes (cinco anos e nove meses).

Lusa

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11