sicnot

Perfil

País

Belém repõe feriados que tinham sido suspensos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o decreto que restabelece quatro feriados que tinham sido suspensos, apesar da nova lei poder, eventualmente, "ter implicações económicas e financeiras não quantificadas".

O novo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, assina o Livro de Honra do Mosteiro dos Jerónimos, momentos antes de depositar coroas de flores nos túmulos de Luís Vaz de Camões e de Vasco da Gama, no âmbito das cerimónias de tomada de posse como Presidente, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

O novo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, assina o Livro de Honra do Mosteiro dos Jerónimos, momentos antes de depositar coroas de flores nos túmulos de Luís Vaz de Camões e de Vasco da Gama, no âmbito das cerimónias de tomada de posse como Presidente, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Numa mensagem publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o decreto do parlamento que restabelece os feriados nacionais, dois civis e dois religiosos, "em coerência com a posição desde sempre assumida nesta matéria".

Apesar da promulgação, o Presidente da República sublinha que "a nova lei pode, porventura, ter implicações económicas e financeiras não quantificadas, atendendo à alteração do contexto que a motivou".

O Presidente da República já tinha revelado na quinta-feira que ia promulgar hoje o diploma que repõe os quatro feriados suspensos, o que "suscitou o agrado da Santa Sé".

No final da conferência de imprensa que deu na residência da embaixada portuguesa junto da Santa Sé, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou aos jornalistas ter em cima da mesa para promulgação o diploma de reposição dos feriados, o que faria hoje.

"Vi que esse tema suscitou o agrado da Santa Sé", afirmou então o chefe de Estado português, depois de uma audiência a sós com o papa Francisco, durante cerca de meia hora, bem como com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, cargo equivalente a primeiro-ministro.

Além dos feriados civis do 05 de Outubro, que assinala a implantação da República, e de 01 de Dezembro, dia da Independência de Portugal, são repostos os feriados religiosos de Corpo de Deus, móvel mas que se assinala no dia 26 de maio, e do dia de Todos os Santos, a 01 de Novembro.

Lusa

  • Tribunal de Contas apresentou reservas em relação ao SIRESP em 2006

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O Tribunal de Contas avisou em 2006 que o Estado poderia sair prejudicado nos moldes em que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) estava a ser desenhado. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, terão sido a ausência de um concurso público, a falta de tempo para a apresentação de propostas e mexidas no caderno de encargos a motivar as reservas do tribunal.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • Bispo do Mali terá contas na Suíça com 12 M€
    1:49

    Mundo

    Há uma polémica a envolver um novo cardeal da Igreja católica. Um bispo do Mali, escolhido pelo Papa para o colégio cardinalício, está a ser relacionado com contas na Suíça onde estarão depositados milhões de euros. A cerimónia que o fará cardeal está marcada para hoje.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.