sicnot

Perfil

País

Gabinete de psicologia da PSP atendeu quase 30 polícias por dia em 2015

O gabinete de psicologia da PSP atendeu, em média, quase 30 polícias por dia em 2015, totalizando 10.612 consultas, um número que tem crescido gradualmente nos últimos cinco anos.

(Arquivo)

(Arquivo)

RICARDO CASTELO

Em declarações à agência Lusa, o chefe do gabinete de psicologia da PSP, Fernando Passos, afirmou que o número de consultas tem crescido gradualmente todos os anos, registando um aumentado 30,7 por cento nos últimos cinco anos ao passarem das 8.116, em 2011, para as 10.612, o ano passado.

Fernando Passos apontou a redução do estigma por parte dos polícias e um maior conhecimento do gabinete de psicologia dentro da instituição como justificação para o aumento de consultas, que são maioritariamente feitas por procura voluntária.

Segundo o mesmo responsável, são vários motivos para os polícias procurarem uma consulta de psicologia, nomeadamente quando estão a passar por alguma vulnerabilidade.

"Os polícias procuram quando sentem que efetivamente não produzem ou não estão nos seus melhores dias, existe alguma vulnerabilidade", disse, avançando que recorrem a esta especialidade todos os elementos policiais, desde agentes, chefes e oficiais.

Fernando Passos afirmou também que as consultas de psicologia são mais procuradas pelos elementos do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, justificado com o facto de um terço do efetivo está localizado nesta zona.

A PSP presta apoio regular aos polícias com psicólogos em 16 dos 20 comandos do país, não existindo este serviço em Viana do Castelo, Vila Real, Portalegre e Viseu.

Fernando Passos realçou que nos comandos, onde não existe estas consultas especializadas, os polícias são encaminhados para o local fisicamente mais próximo, mas, realçou, existem distritos com mais do que um local de atendimento, designadamente em Leiria, Castelo Branco, Setúbal, Faro e Lisboa.

A PSP tem serviços de psicologia descentralizados pelo país e uma linha verde de emergência que funciona 24 horas por dia para ajudar os polícias. Contudo, 24 polícias suicidaram-se nos últimos cinco anos, oito dos quais em 2015, um fenómeno para o qual a PSP não têm uma única explicação.

"O elemento policial suicida-se pelas mesmas razões que se suicida um cidadão comum, mas eventualmente há mais algumas exigências próprias da sua função. Mas nunca conseguimos estabelecer um nexo de causalidade", disse Fernando Passos, sublinhando que "a polícia está exposta a fatores que a população em geral não está".

O chefe do gabinete de psicologia da Polícia de Segurança Pública referiu que a autópsia psicologia feita aos polícias não é uma ferramenta 100 por cento exata, ajudando a compreender o fenómeno, mas não na sua totalidade.

A autópsia psicológica consiste em reconstituir a vida de uma pessoa nos seus últimos meses de vida, para tentar perceber os passos que deu.

"O fenómeno do suicídio é difícil de explicar. Em 2012 e 2004 tivemos zero suicídios na PSP", sustentou.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC