sicnot

Perfil

País

Número de beneficiários do Complemento Solidário para Idosos aumentou em fevereiro

O número de beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) aumentou ligeiramente em fevereiro, chegando a quase 165.500 pessoas, mas ainda longe das mais de 169 mil que o recebiam, em fevereiro de 2015.


De acordo com os dados mais recentes do Instituto de Segurança Social (ISS), divulgados hoje, no mês de fevereiro havia 165.493 idosos a receberem CSI, mais 437 do que em janeiro, o que representa um aumento de 0,2%.

No entanto, comparando com o período homólogo, regista-se uma quebra de 2,1%, o que representa menos 3.554 beneficiários desta prestação social, num período de doze meses.

Os dados do ISS revelam que a maior parte destes beneficiários se encontra nos distritos do Porto (26.544), Lisboa (24.413) e Braga (12.621).

Entre as 165.493 pessoas que receberam esta prestação social, 115.798 eram mulheres e 49.695 eram homens.

Lusa

  • Mais de 300 mil idosos vítimas de violência em casa
    1:26

    País

    Os últimos dados disponíveis estimam que mais de 300 mil idosos possam ser alvo de violência em casa. A maioria das agressões acontece às mãos dos companheiros ou dos filhos. Por vergonha, 65% não fala do problema, nem apresenta queixa.

  • O segredo da longevidade
    14:01

    Reportagem Especial

    Procuramos o segredo da longevidade de um dos concelhos mais envelhecidos do país. Apesar de Portugal estar entre os países com a pior taxa de sobrevivência entre idosos, as populações da Serra da Estrela são uma excepção. A conclusão é de um estudo do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, que comparou regiões de 18 países europeus. Para surpresa dos próprios investigadores, Manteigas, o mais pequeno concelho do distrito da Guarda, esconde o segredo da longevidade.

  • Governo recomenda retirada de livros polémicos da Porto Editora

    País

    A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, "por orientação do ministro adjunto", recomendou hoje à Porto Editora a retirada do mercado dos blocos de atividades que fazem distinção entre rapazes e raparigas. O organismo considera que podem estar em causa a "diferenciação e desvalorização do papel das raparigas no espaço público e dos rapazes no espaço privado".

    Ricardo Rosa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19