sicnot

Perfil

País

Início de semana com chuva, granizo e queda de neve

O início de semana vai ser marcado pela continuação da chuva, que poderá ser de granizo, e acompanhada por trovoadas e queda de neve nos 1.200/1.400 metros, adiantou à agência Lusa o meteorologista Bruno Café.

© Mike Hutchings / Reuters

"Hoje e terça-feira vão ser dias com períodos de céu muito nublado. Vamos continuar com regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e sob a forma de neve nos 1.200/1.400 metros. Na terça-feira, a quota sobe para 1.400/1.600", disse à Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Bruno Café, estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, o vento vai soprar em geral fraco do quadrante norte, sendo moderado a forte nas terras altas, formação de gelo e geada e neblinas ou nevoeiro matinal.

"Em termos de temperaturas, não estamos a prever grandes alterações. Na generalidade do território vão variar entre os 15 e os 20 graus Celsius, sendo que, no interior norte e centro, serão entre os 10 e os 15, e as mínimas vão situar-se entre os 05 e os 10, que no interior serão entre os zero e os 05 graus.

Segundo o especialista do IPMA, a tendência de chuva vai manter-se pelo menos até quarta-feira, sendo que na sexta-feira deverá regressar.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial durante a tarde e nas regiões centro e sul, que poderão ser por vezes de granizo e que serão de neve acima de 1.200/1.400 metros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado nas terras altas e na faixa costeira ocidental, formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Para a Madeira, o instituto estima períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, que serão de neve nos pontos mais altos da ilha, vento moderado a forte do quadrante norte, soprando temporariamente forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Nos Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a aguaceiros fracos e vento bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 08 e 16 graus Celsius, no Porto entre 07 e 17, em Viana do Castelo entre 07 e 18, em Vila Real entre 05 e 15, em Viseu entre 04 e 14, em Bragança entre 03 e 14, na Guarda entre 02 e 08, em Castelo Branco entre 06 e 14, em Coimbra entre 07 e 16, em Santarém entre 07 e 17, em Évora entre 03 e 15, em Beja entre 04 e 15, em Faro entre 07 e 16, no Funchal entre 13 e 19, em Ponta Delgada entre 11 e 16, em Angra do Heroísmo entre 11 e 18, e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 18.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:26

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje períodos de céu muito nublado. Aguaceiros, em especial durante a tarde e nas regiões Centro e Sul, que poderão ser por vezes de granizo e que serão de neve acima de 1200/1400 metros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas e na faixa costeira ocidental. Formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro. Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.