sicnot

Perfil

País

Presidente da República visita Moçambique em maio

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar Moçambique de 3 a 7 de maio, disse hoje à Lusa a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi (centro), para a sua tomada de posse em 9 de março.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi (centro), para a sua tomada de posse em 9 de março.

Teresa Ribeiro anunciou a visita do chefe do Estado português a Moçambique, em declarações à Lusa, no final de um encontro com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Mondlane, no âmbito da visita de trabalho que realiza, a partir de hoje, a Moçambique.

Ribeiro adiantou que a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique enquadra-se no reforço das excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para a sua tomada de posse em 9 de março.

A secretária do Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal adiantou ainda que o primeiro-ministro português, António Costa, também vai visitar Moçambique no último trimestre do ano em curso, para participar na 3.ª Cimeira Bilateral.

Teresa Ribeiro assinalou que as visitas do chefe do Estado e do primeiro-ministro foram objeto de discussão durante o encontro de hoje com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

"As relações entre os nossos dois países são excelentes, portanto, a reunião correu em conformidade com essa excelência e essa franqueza no relacionamento entre Portugal e Moçambique", declarou Ribeiro.

Na reunião, foi também abordado o grau de cooperação económica, o nível de investimentos, o anterior programa de cooperação e o estágio de preparação do próximo, acrescentou a secretária de Estado e dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal.

No âmbito da visita a Moçambique, Teresa Ribeiro tem previstos encontros com o ministros da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, e da Educação, Jorge Ferrão.

Lusa

  • Marcelo em sintonia total com o Rei Felipe VI de Espanha
    1:48

    País

    Ontem à noite, o Presidente da República foi recebido pelo Rei Felipe VI no Palácio Real de Madrid, em Espanha. Marcelo diz que encontrou sintonia total na reunião de trabalho, realizada para promover as boas relações entre os dois países. O Presidente convidou os Reis de Espanha para uma visita de Estado a Portugal no fim do ano ou no início do próximo. Marcelo Rebelo de Sousa regressa esta manhã a Lisboa, depois da primeira viagem oficial como Presidente da República.

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas