sicnot

Perfil

País

Presidente da República visita Moçambique em maio

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar Moçambique de 3 a 7 de maio, disse hoje à Lusa a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi (centro), para a sua tomada de posse em 9 de março.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi (centro), para a sua tomada de posse em 9 de março.

Teresa Ribeiro anunciou a visita do chefe do Estado português a Moçambique, em declarações à Lusa, no final de um encontro com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Mondlane, no âmbito da visita de trabalho que realiza, a partir de hoje, a Moçambique.

Ribeiro adiantou que a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique enquadra-se no reforço das excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para a sua tomada de posse em 9 de março.

A secretária do Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal adiantou ainda que o primeiro-ministro português, António Costa, também vai visitar Moçambique no último trimestre do ano em curso, para participar na 3.ª Cimeira Bilateral.

Teresa Ribeiro assinalou que as visitas do chefe do Estado e do primeiro-ministro foram objeto de discussão durante o encontro de hoje com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

"As relações entre os nossos dois países são excelentes, portanto, a reunião correu em conformidade com essa excelência e essa franqueza no relacionamento entre Portugal e Moçambique", declarou Ribeiro.

Na reunião, foi também abordado o grau de cooperação económica, o nível de investimentos, o anterior programa de cooperação e o estágio de preparação do próximo, acrescentou a secretária de Estado e dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal.

No âmbito da visita a Moçambique, Teresa Ribeiro tem previstos encontros com o ministros da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, e da Educação, Jorge Ferrão.

Lusa

  • Marcelo em sintonia total com o Rei Felipe VI de Espanha
    1:48

    País

    Ontem à noite, o Presidente da República foi recebido pelo Rei Felipe VI no Palácio Real de Madrid, em Espanha. Marcelo diz que encontrou sintonia total na reunião de trabalho, realizada para promover as boas relações entre os dois países. O Presidente convidou os Reis de Espanha para uma visita de Estado a Portugal no fim do ano ou no início do próximo. Marcelo Rebelo de Sousa regressa esta manhã a Lisboa, depois da primeira viagem oficial como Presidente da República.

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.