sicnot

Perfil

País

Motas vão poder circular nas faixas BUS de Lisboa ainda este ano

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a circulação experimental de motociclos nalgumas faixas de transportes públicos da cidade, o que o executivo pretende ver iniciado ainda este ano.

Em declarações à agência Lusa no final da reunião privada em que se aprovou o início do projeto-piloto nas avenidas Calouste Gulbenkian e de Berna entre a Praça de Espanha e o Largo Azeredo Perdigão e na Rua Braamcamp entre a Rua Rodrigo da Fonseca e a Rua Duque de Palmela, fonte do gabinete de imprensa explicou que, antes, "há necessidade de fazer algumas obras físicas curtas e pinturas nos pavimentos".

A autarquia espera iniciar esta experiência "o mais breve possível", adiantou a mesma fonte, garantindo que isso acontecerá ainda este ano.

A proposta, assinada pelos vereadores do Urbanismo Manuel Salgado e da Mobilidade de Proximidade Carlos Manuel Castro, explica que a alteração do Código da Estrada veio permitir esta aplicação, mediante deliberação municipal e que, por isso, a Direção Municipal de Mobilidade e Transportes estudou essa possibilidade.

Desse estudo, "conclui-se que se deverá iniciar o processo de forma experimental sob a forma de um projeto-piloto, à semelhança de outros municípios, o qual, se bem-sucedido, poderá ser alargado ao resto da cidade", apontam os autarcas.

A escolhida das vias teve por base "critérios de segurança na circulação, fluidez de tráfego e a ligação entre pontos de atração, zonas residenciais, polos de emprego, redes de transporte público e interfaces", justificam.

No final do encontro, o vereador centrista, João Gonçalves Pereira, que apresentou uma proposta para se dar início a esta experiência em fevereiro de 2015, congratulou-se com a decisão, por dar cumprimento à deliberação do CDS.

Na altura, com o documento aprovado por unanimidade, ficou assente que a Direção Municipal de Mobilidade e Transportes iria realizar em seis meses um estudo sobre a viabilidade do projeto.

Nessa ocasião, foi ainda aprovada uma proposta do PCP para que as motos tenham uma "caixa de paragem adiante dos outros veículos para poderem partir antes e não serem incómodas para o trânsito", referiu o vereador comunista Carlos Moura, indicando que tal possibilidade vai agora ser avaliada pelos serviços.

Hoje, foi também aprovada por unanimidade a regularização contabilística das contas das empresas municipais de estacionamento e da gestão dos bairros sociais, para estarem de acordo com as contas da autarquia.

Já a proposta que visa a ratificação dos pagamentos de despesas de representação dos dirigentes da Câmara feitos há menos de um ano -- que surgiu após dúvidas de legalidade por esta atribuição não ter tido aval da Assembleia Municipal --, foi aprovada por maioria.

A construção de um edifício multiusos numa área de 8.986 metros quadrados, com um hipermercado do grupo Sonae, um fitness center, escritórios, estacionamento e espaço verde na Avenida David Mourão Ferreira no Lumiar, foi aprovada com voto contra do PCP e abstenção do CDS-PP.

Para a reunião pública desta tarde, foi adiada a nova proposta de requalificação da Segunda Circular.

Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC