sicnot

Perfil

País

Governo lança sucessor do "Novas Oportunidades"

O Governo anunciou hoje o lançamento de um novo programa de educação e formação de adultos, com o atual ministro da Educação a elogiar os resultados do antigo programa "Novas Oportunidades" do executivo de José Sócrates.

© Albert Gea / Reuters

Este Programa Integrado de Educação e Formação de Adultos foi anunciado pelo titular da pasta da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em conferência de imprensa, no final de um Conselho de Ministros totalmente dedicado às questões do Ensino Superior, da ciência e das escolas.

Perante os jornalistas, Tiago Brandão Rodrigues começou por defender que o programa "Novas Oportunidades", lançado a partir de 2007, deixou "marcas muito positivas" ao nível da educação e formação de adultos.

"Infelizmente, na última legislatura [com o executivo PSD/CDS-PP], esse programa foi praticamente desmantelado. O objetivo agora é criar a pedra basilar para o lançamento de um novo programa, que assentará numa lógica de modelização, tanto ao nível da estrutura, como dos conteúdos de formação", especificou.

De acordo com o membro do Governo, o novo programa vai dirigir-se a todos os que "não tiveram oportunidade de estudar no tempo mais natural".

"Não estou a falar só de população adulta já em idade avançada, mas também daqueles que ainda não conseguiram completar a escolaridade obrigatória e que ainda são jovens, muitos deles entre os 20 e os 30 anos. Com este novo programa, este grupo tem então uma nova oportunidade para se poder valorizar", referiu.

Tiago Brandão Rodrigues falou ainda de potenciais destinatários da frequência deste programa como cidadãos que tiveram uma recente "inflexão ao nível do seu percurso profissional".

"Estou a pensar ainda em todos aqueles que, por inquietação intelectual, pretendem dar novos passos, valorizando-se ao nível das qualificações", acrescentou.

Lusa

  • Novo programa de formação de adultos
    1:11

    País

    No Dia Nacional do Estudante que se assinala hoje, o Conselho de Ministros foi dedicado à ciência e à educação. Entre as medidas aprovadas, anunciadas pelo Ministro da Educação, estão a criação de um novo programa de formação de adultos, o lançamento do Orçamento Participativo nas escolas do 3º ciclo e do secundário, e a criação de uma Estrutura de missão para a Promoção do Sucesso Esclar.

  • Costa defende regresso de programa de formação para adultos
    0:51

    País

    O secretário-geral do PS defendeu hoje o regresso de um programa de formação de adultos, o que poderá remeter para o antigo programa Novas Oportunidades. António Costa diz que Portugal continua a ter um grande défice de qualificação entre a população adulta ativa. Considera que estes trabalhadores devem ter mais formação e contribuirem assim para o crescimento da economia. Uma ideia transmitida esta manhã por António Costa numa conferência promovida pela Aliança Progressista, em Lisboa.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.