sicnot

Perfil

País

Governo lança sucessor do "Novas Oportunidades"

O Governo anunciou hoje o lançamento de um novo programa de educação e formação de adultos, com o atual ministro da Educação a elogiar os resultados do antigo programa "Novas Oportunidades" do executivo de José Sócrates.

© Albert Gea / Reuters

Este Programa Integrado de Educação e Formação de Adultos foi anunciado pelo titular da pasta da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em conferência de imprensa, no final de um Conselho de Ministros totalmente dedicado às questões do Ensino Superior, da ciência e das escolas.

Perante os jornalistas, Tiago Brandão Rodrigues começou por defender que o programa "Novas Oportunidades", lançado a partir de 2007, deixou "marcas muito positivas" ao nível da educação e formação de adultos.

"Infelizmente, na última legislatura [com o executivo PSD/CDS-PP], esse programa foi praticamente desmantelado. O objetivo agora é criar a pedra basilar para o lançamento de um novo programa, que assentará numa lógica de modelização, tanto ao nível da estrutura, como dos conteúdos de formação", especificou.

De acordo com o membro do Governo, o novo programa vai dirigir-se a todos os que "não tiveram oportunidade de estudar no tempo mais natural".

"Não estou a falar só de população adulta já em idade avançada, mas também daqueles que ainda não conseguiram completar a escolaridade obrigatória e que ainda são jovens, muitos deles entre os 20 e os 30 anos. Com este novo programa, este grupo tem então uma nova oportunidade para se poder valorizar", referiu.

Tiago Brandão Rodrigues falou ainda de potenciais destinatários da frequência deste programa como cidadãos que tiveram uma recente "inflexão ao nível do seu percurso profissional".

"Estou a pensar ainda em todos aqueles que, por inquietação intelectual, pretendem dar novos passos, valorizando-se ao nível das qualificações", acrescentou.

Lusa

  • Novo programa de formação de adultos
    1:11

    País

    No Dia Nacional do Estudante que se assinala hoje, o Conselho de Ministros foi dedicado à ciência e à educação. Entre as medidas aprovadas, anunciadas pelo Ministro da Educação, estão a criação de um novo programa de formação de adultos, o lançamento do Orçamento Participativo nas escolas do 3º ciclo e do secundário, e a criação de uma Estrutura de missão para a Promoção do Sucesso Esclar.

  • Costa defende regresso de programa de formação para adultos
    0:51

    País

    O secretário-geral do PS defendeu hoje o regresso de um programa de formação de adultos, o que poderá remeter para o antigo programa Novas Oportunidades. António Costa diz que Portugal continua a ter um grande défice de qualificação entre a população adulta ativa. Considera que estes trabalhadores devem ter mais formação e contribuirem assim para o crescimento da economia. Uma ideia transmitida esta manhã por António Costa numa conferência promovida pela Aliança Progressista, em Lisboa.

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07