sicnot

Perfil

País

Presidente da República diz-se consternado com a morte de portugueses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou hoje estar "consternado com a morte de cidadãos portugueses em França", num acidente rodoviário ocorrido na noite quinta-feira, e expressou "as mais sentidas condolências" às suas famílias.

"Foi com a maior tristeza que tomei conhecimento do falecimento de 12 cidadãos portugueses no trágico acidente de viação ocorrido ontem ao fim da noite em Allier, na região centro de França. Quero desde já expressar às famílias destes nossos compatriotas as mais sentidas condolências", lê-se numa nota divulgada na página oficial da Presidência da República na Internet.

O chefe de Estado refere ter sido informado de que aqueles cidadãos portugueses residentes na Suíça "vinham passar a Páscoa a Portugal com as suas respetivas famílias" e manifesta-se "particularmente emocionado com este trágico desfecho".

"Quero por isso associar-me ao Governo e a todo o povo português neste momento de enorme dor e pesar", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

Os 12 portugueses, com idades entre os 7 e os 63 anos, morreram na sequência de um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, cerca das 23:45 de quinta-feira.

O acidente ocorreu na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins, departamento de Allier, no centro de França.

O veículo em que seguiam os portugueses saiu da Suíça cerca das 21:00 de quinta-feira, e teria como destino Portugal.

Os primeiros-ministros português, António Costa, e francês, Manuel Valls, já expressaram as condolências às famílias das vítimas.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano