sicnot

Perfil

País

Quinze distritos sob aviso amarelo devido à queda de neve e vento forte

Quinze distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve e vento forte. Também a Madeira está sob aviso amarelo devido à chuva, vento forte e agitação marítima.

Nuno Andre Ferreira

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob 'Aviso Amarelo' devido ao vento moderado a forte de norte com rajadas até 80 quilómetros por hora (entre as 12:00 e as 18:00 de hoje) e por causa da queda de neve acima dos 400/600 metros (entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira).

Já os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra é devido ao vento moderado a forte de norte com rajadas até 80 quilómetros por hora (entre as 12:00 e as 18:00 de hoje) e por causa da queda de neve acima dos 400/600 metros (entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira).

Sob 'Aviso Amarelo' estão também os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 400/600 metros entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Amarelo' por causa do vento moderado a forte de norte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Madeira

O arquipélago da Madeira está hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de chuva ou aguaceiros, vento forte e agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, a ilha da Madeira está sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes (entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira) e vento forte a muito forte de nordeste, com rajadas até 110 quilómetros por hora (entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira).

Também o Porto Santo está sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte de nordeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira), e agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira).

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Seis barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima

Seis barras do continente estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e a da Figueira da Foz fechada apenas a embarcações com calado inferior a 35 metros.

A Marinha indica também que a barra de Aveiro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros, encontrando-se aberta à restante navegação.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.