sicnot

Perfil

País

Fim de semana com chuva em todo o país

O fim de semana será marcado pelo regresso da chuva em Portugal continental, que será de neve nas terras altas, apesar de na sexta-feira o sol espreitar um pouco por todo o país, disse hoje o IPMA.

Francisco Seco

Em declarações à agência Lusa, Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explicou que no dia de hoje e de sexta-feira a chuva dará tréguas, embora seja já esperada para sábado, domingo e também para segunda-feira.

"Amanhã, tal como hoje, há uma melhoria gradual das condições meteorológicas, com algumas nuvens e alguma precipitação", declarou, explicando que esta têndencia muda a partir de sábado.

Relativamente ao fim de semana, tanto sábado como domingo, serão marcados pelo regresso da chuva, que irá evoluir nas primeiras horas do dia de sábado do litoral para o interior, e de norte para sul, no domingo mantém-se a ocorrência de precipitação mais intensa no norte e no centro, bem como na segunda-feira, adiantou.

Quanto ao vento, Ângela Lourenço avançou que hoje e sexta-feira já não se fará sentir como na quarta-feira, no entanto, sábado e domingo voltará a soprar moderado a forte, de sudoeste, em especial no litoral e nas terras altas.

Em relação às temperaturas, a meteorologista explicou que estarão "relativamente baixas", tendo em conta que se está na primavera, com algumas oscilações, mas não muito significativas.

"No interior e nas zonas montanhosas as temperaturas mínimas variam entre os zero e cinco graus, nas restantes regiões entre cinco e sete graus, subindo até aos 12. Já as máximas, serão inferiores aos 20 graus, até segunda-feira, nas regiões do interior norte e centro e nas terras altas não deverão ultrapassar os 12/15 graus", explicou.

A queda de neve irá regressar também no sábado, mantendo-se durante o fim de semana e até segunda-feira, nas cotas acima dos 1.200/1.400 metros, a confinar-se ao Gerês, Serra da Estrela e Marão/Montemuro.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou na terça-feira passada a população para as previsões de queda de neve e de vento forte a partir de quarta-feira nas regiões do norte e do centro.

O aviso à população da ANPC surgiu após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que previa, desde quarta-feira, queda de neve para as regiões do Minho, norte e centro, podendo atingir repentinamente cotas de 400 a 600 metros.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:31

    País

    o IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde e aguaceiros, em geral fracos, sendo na forma de neve acima de 600/800 metros, podendo em alguns locais chegar aos 400/600 metros.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada desde domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.