sicnot

Perfil

País

Relação confirma condenação de Duarte Lima

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a hoje a condenação de Duarte Lima por burla qualificada e branqueamento de capitais no processo Homeland. Reduziu no entanto de 10 para seis anos a pena aplicada ao ex-deputado do PSD em 2014, pelo tribunal de primeira instância, em cúmulo jurídico.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Com a redução da pena, a Relação impossibilita que Duarta Lima recorra para o Supremo Tribunal de Justiça.

Duarte Lima tinha sido condenado a seis anos de prisão por burla qualificada e a sete por branqueamento de capitais, tendo o tribunal aplicado 10 anos de prisão efetiva, em cúmulo jurídico.

A Relação de Lisboa decidiu ainda reduzir a pena de Vítor Raposo, sócio de Duarte Lima, de seis para quatro anos por um crime de burla qualificada.

Quanto aos advogados João Almeida e Paiva e Pedro Almeida e Paiva, condenados como cúmplices por burla qualificada, o Tribunal da Relação também baixou as penas para dois anos e seis meses e dois anos.

Francisco Canas, também conhecido por "Zé das Medalhas", condenado a quatro anos de prisão na primeira instância viu também a pena ser reduzida para três anos.

Em causa está a aquisição de terrenos em Oeiras, há 9 anos, onde ia ser construída a sede do Instituto Português de Oncologia através do fundo Homeland financiado com dinheiro do BPN.

Última atualização às 15:50

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.