sicnot

Perfil

País

Universitários portugueses vão poder estagiar na NASA

Portugal assinou um acordo com a NASA que vai permitir que estudantes universitários portugueses possam estagiar na agência espacial norte-americana, informou hoje à Lusa o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

Patrick Semansky

Manuel Heitor, que termina hoje uma visita de cinco dias aos Estados Unidos, disse que o acordo foi assinado na segunda-feira e é válido para esta legislatura.

O ministro adiantou que o programa de estágios começa este ano com cinco estudantes, esperando estendê-lo, depois, a um maior número de alunos.

Caberá, em Portugal, à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançar os concursos e financiar a bolsa de estágio. A NASA assegurará o alojamento.

Sem avançar com datas e o montante de financiamento, Manuel Heitor referiu que o primeiro concurso será aberto "nos próximos meses".

A FCT, entidade pública que subsidia a investigação em Portugal, na dependência do Ministério da Ciência, já coordena programas de estágios tecnológicos na agência espacial europeia ESA, no Observatório Europeu do Sul e na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear/CERN.

Lusa

  • Eliseu está com gripe e não treinou

    Taça das Confederações

    Eliseu não deverá ser opção para jogo de sábado da seleção nacional, na Taça das Confederações. O jogador está com gripe e não treinou esta manhã em S. Petersburgo. Sem Raphaël Guerreiro, lesionado, Portugal fica sem defesas esquerdos disponíveis.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos
    8:11

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

  • Johnny Depp sugere assassínio de Trump
    0:31