sicnot

Perfil

País

Universitários portugueses vão poder estagiar na NASA

Portugal assinou um acordo com a NASA que vai permitir que estudantes universitários portugueses possam estagiar na agência espacial norte-americana, informou hoje à Lusa o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

Patrick Semansky

Manuel Heitor, que termina hoje uma visita de cinco dias aos Estados Unidos, disse que o acordo foi assinado na segunda-feira e é válido para esta legislatura.

O ministro adiantou que o programa de estágios começa este ano com cinco estudantes, esperando estendê-lo, depois, a um maior número de alunos.

Caberá, em Portugal, à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançar os concursos e financiar a bolsa de estágio. A NASA assegurará o alojamento.

Sem avançar com datas e o montante de financiamento, Manuel Heitor referiu que o primeiro concurso será aberto "nos próximos meses".

A FCT, entidade pública que subsidia a investigação em Portugal, na dependência do Ministério da Ciência, já coordena programas de estágios tecnológicos na agência espacial europeia ESA, no Observatório Europeu do Sul e na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear/CERN.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.