sicnot

Perfil

País

Universitários portugueses vão poder estagiar na NASA

Portugal assinou um acordo com a NASA que vai permitir que estudantes universitários portugueses possam estagiar na agência espacial norte-americana, informou hoje à Lusa o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

Patrick Semansky

Manuel Heitor, que termina hoje uma visita de cinco dias aos Estados Unidos, disse que o acordo foi assinado na segunda-feira e é válido para esta legislatura.

O ministro adiantou que o programa de estágios começa este ano com cinco estudantes, esperando estendê-lo, depois, a um maior número de alunos.

Caberá, em Portugal, à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançar os concursos e financiar a bolsa de estágio. A NASA assegurará o alojamento.

Sem avançar com datas e o montante de financiamento, Manuel Heitor referiu que o primeiro concurso será aberto "nos próximos meses".

A FCT, entidade pública que subsidia a investigação em Portugal, na dependência do Ministério da Ciência, já coordena programas de estágios tecnológicos na agência espacial europeia ESA, no Observatório Europeu do Sul e na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear/CERN.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.

  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57