PS quer alargar lei das incompatibilidades
02.04.2016 10h46
O PS quer que os titulares de altos cargos políticos não possam trabalhar para empresas, sociedades de crédito ou seguradoras ligadas a áreas que anteriormente tutelaram.
No projecto-lei entregue ontem no parlamento, mantêm-se os 3 anos de período de nojo, já previsto, mas são alargadas as incompatibilidades.
Durante 3 anos, os antigos titulares de altos cargos políticos não poderão exercer funções em empresas com quem tiveram relações enquanto representantes do Estado. A medida inviabilizaria, por exemplo, a contratação de Maria Luis Albuquerque para a Arrow ou a ida de Vitor Gaspar para o departamento de assuntos orçamentais do FMI.
Os socialistas querem que os ministros passem plo crivo da Assembleia da República antes de irem para o setor privado, ou seja, só depois do parecer vinculativo de uma comissão parlamentar criada para o efeito.
Na Homepage
-
Chuva e termómetros a cair entre 5 e 8ºC a partir de hoje
A chuva vai regressar ao território do continente português a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
26.04.2018 às 7h14
-
Hoje é notícia
A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas do primeiro trimestre, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018. O secretário-geral do PS, António Costa, apresenta a moção de orientação política que irá levar ao congresso do partido, marcado para maio. O BCE deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de política monetária de hoje, em Frankfurt.
26.04.2018 às 9h08
- 2:16
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
- 2:31
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 7:37
- 2:03
- 1:27