sicnot

Perfil

País

Utentes do SNS podem esperar mais de três anos por uma consulta

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde podem ter de esperar mais de três anos para uma consulta nos hospitais portugueses.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita os tempos de espera divulgados online no Portal do SNS, a consulta de urologia do Hospital de Vila Real e a de imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra são as que apresentam maiores tempos de espera. Segue-se a neurocirurgia do Hospital de Faro, onde a espera média é superior a dois anos.

Alguns dos hospitais em causa, ouvidos pelo Jornal de Notícias, alegam erros no sistema. Ao mesmo jornal, o secretário de Estado da Saúde, não nega os problemas no sistema e diz que os tempos de espera para consultas e cirurgias são "graves".

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26