sicnot

Perfil

País

Escola vandalizada em Odivelas reabre amanhã

A Escola Secundária da Ramada, Odivelas, que foi vandalizada no sábado, vai retomar as aulas na terça-feira, embora com trabalhos de limpeza a decorrer, disse à agência Lusa o diretor do estabelecimento, Edgar Oleiro.

"Amanhã [terça-feira] vamos retomar [as aulas]. Já fizemos a limpeza daquilo que era possível e amanhã iremos reabrir", afirmou o responsável.

Durante o dia de hoje cerca de 1.500 alunos da Escola Secundária da Ramada ficaram sem aulas devido aos estragos que foram provocados no sábado, tendo sido a quarta vez em mês e meio que aquele estabelecimento de ensino foi vandalizado.

Desta vez, os "autores dos atos de vandalismo destruíram o bar e a sala de convívio, tendo partido computadores e televisores".

Além disso, "vandalizaram a cozinha e o refeitório e partiram 25 vidros enormes colocados nas entradas dos pavilhões dos blocos de aulas", mas não roubaram "absolutamente nada".

Edgar Oleiro, que estima que os estragos ascendam aos 20 mil euros, disse que "a direção da escola tem estado em articulação com a PSP para que haja um reforço da vigilância e se evite que situações semelhantes se repitam."

O responsável referiu, ainda, que a escola também está em conversações com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que está sob tutela do Ministério da Educação, no sentido de pedir um reforço financeiro que "ajude a atenuar os prejuízos".

Contactada pela Lusa, fonte do Ministério da Educação disse que a tutela "está a acompanhar a situação" e assegurou que irá, através da DGEstE, "apoiar a escola para que possa fazer face aos danos ocorridos".

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.