sicnot

Perfil

País

Escola vandalizada em Odivelas reabre amanhã

A Escola Secundária da Ramada, Odivelas, que foi vandalizada no sábado, vai retomar as aulas na terça-feira, embora com trabalhos de limpeza a decorrer, disse à agência Lusa o diretor do estabelecimento, Edgar Oleiro.

"Amanhã [terça-feira] vamos retomar [as aulas]. Já fizemos a limpeza daquilo que era possível e amanhã iremos reabrir", afirmou o responsável.

Durante o dia de hoje cerca de 1.500 alunos da Escola Secundária da Ramada ficaram sem aulas devido aos estragos que foram provocados no sábado, tendo sido a quarta vez em mês e meio que aquele estabelecimento de ensino foi vandalizado.

Desta vez, os "autores dos atos de vandalismo destruíram o bar e a sala de convívio, tendo partido computadores e televisores".

Além disso, "vandalizaram a cozinha e o refeitório e partiram 25 vidros enormes colocados nas entradas dos pavilhões dos blocos de aulas", mas não roubaram "absolutamente nada".

Edgar Oleiro, que estima que os estragos ascendam aos 20 mil euros, disse que "a direção da escola tem estado em articulação com a PSP para que haja um reforço da vigilância e se evite que situações semelhantes se repitam."

O responsável referiu, ainda, que a escola também está em conversações com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que está sob tutela do Ministério da Educação, no sentido de pedir um reforço financeiro que "ajude a atenuar os prejuízos".

Contactada pela Lusa, fonte do Ministério da Educação disse que a tutela "está a acompanhar a situação" e assegurou que irá, através da DGEstE, "apoiar a escola para que possa fazer face aos danos ocorridos".

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.