sicnot

Perfil

País

BE confirma reunião com ministro das Finanças sobre Programa de Estabilidade

O porta-voz do BE confirmou a realização de uma primeira de várias reuniões com o Governo para conhecer o Programa de Estabilidade, ainda hoje, sem esclarecer se o seu partido pretende que o documento seja votado no parlamento.

ESTELA SILVA

"O BE tem uma posição de princípio contra o Semestre Europeu. Não compreendemos por que deve a Comissão Europeia pronunciar-se sobre as grandes opções que faz um país para lá dos momentos de decisão consagrados na Constituição. Como digo, estamos a conversar com o Governo sobre esta matéria e, a seu tempo, tomaremos uma posição", disse Catarina Martins, após receber dirigentes da CGTP, na sede nacional do BE, em Lisboa.

Para a dirigente bloquista, "uma coisa é certa, o BE nunca votará ou será parte de nenhum tipo de projeto, programa ou legislação que enfraqueça os rendimentos de quem vive do seu trabalho, provoque mais precariedade ou desemprego ou destrua o Estado Social".

A comitiva do BE que se vai encontrar com o ministro das Finanças, Mário Centeno, e sua equipa é composta por Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.

No sábado, o Bloco de Esquerda tinha anunciado que iria decidir esta semana se apresenta resoluções que sujeitem a votação os programas de Estabilidade e Nacional de Reformas, documentos que o Governo tem de entregar em Bruxelas até ao final do mês.

Este calendário de decisão foi avançado por Catarina Martins, em conferência de imprensa, no final de uma reunião da Mesa Nacional.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.