sicnot

Perfil

País

BE confirma reunião com ministro das Finanças sobre Programa de Estabilidade

O porta-voz do BE confirmou a realização de uma primeira de várias reuniões com o Governo para conhecer o Programa de Estabilidade, ainda hoje, sem esclarecer se o seu partido pretende que o documento seja votado no parlamento.

ESTELA SILVA

"O BE tem uma posição de princípio contra o Semestre Europeu. Não compreendemos por que deve a Comissão Europeia pronunciar-se sobre as grandes opções que faz um país para lá dos momentos de decisão consagrados na Constituição. Como digo, estamos a conversar com o Governo sobre esta matéria e, a seu tempo, tomaremos uma posição", disse Catarina Martins, após receber dirigentes da CGTP, na sede nacional do BE, em Lisboa.

Para a dirigente bloquista, "uma coisa é certa, o BE nunca votará ou será parte de nenhum tipo de projeto, programa ou legislação que enfraqueça os rendimentos de quem vive do seu trabalho, provoque mais precariedade ou desemprego ou destrua o Estado Social".

A comitiva do BE que se vai encontrar com o ministro das Finanças, Mário Centeno, e sua equipa é composta por Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.

No sábado, o Bloco de Esquerda tinha anunciado que iria decidir esta semana se apresenta resoluções que sujeitem a votação os programas de Estabilidade e Nacional de Reformas, documentos que o Governo tem de entregar em Bruxelas até ao final do mês.

Este calendário de decisão foi avançado por Catarina Martins, em conferência de imprensa, no final de uma reunião da Mesa Nacional.

  • Mosquito transmissor da dengue detetado em Portugal

    País

    Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país, anunciou esta quarta-feira a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Doutor Ricardo Jorge.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.