sicnot

Perfil

País

Fluviário de Mora anuncia renovação do habitat das lontras

O Fluviário de Mora, no Alentejo, anunciou hoje já ter a funcionar o seu renovado habitat das lontras, num investimento superior a 50 mil euros, apresentando agora o espaço "novas funcionalidades e decorações nos aquários".

© Enrique Castro-Mendivil / Reu

"O Fluviário foi redecorado, nos últimos meses, e fez um lifting na sua oferta, sobretudo no Lontrário, que se apresenta, agora, renovado e melhorado a bem das nove lontras que o habitam", revelou a entidade, em comunicado.

O Fluviário de Mora, no distrito de Évora, simula o percurso de um rio, desde a nascente até à foz, e alberga "mais de 500 exemplares de 55 espécies".

As obras, realizadas desde o final do ano passado, envolveram um investimento superior a 50 mil euros, segundo adiantou à agência Lusa fonte do Fluviário, e permitiram "melhorar ainda mais as condições" dos animais.

"Na conceção do projeto, foram considerados e respeitados os requisitos exigidos pelas espécies a albergar, que devem ser considerados na característica do habitat", referiu.

Assim, explicou, cada habitat tem "25 metros quadrados de fibra de vidro, que simula uma escarpa de um rio", e contempla ainda "um pequeno riacho, um espaço verde, uma zona de cascalho e troncos de grande porte", para que tudo se assemelhe "a uma margem de um rio".

"Foi também reduzido o plano de água para 50 mil litros, com a construção de um muro para que a mesma se mantenha com total qualidade", acrescentou o Fluviário.

Além disso, afirmou, o espaço "conta com o ensombramento de uma grande e estilizada árvore fotovoltaica, que garante a ausência de sol aos habitats ao longo do dia".

Vários dos aquários existentes no Fluviário foram igualmente melhorados, apresentando nova pintura e novas decorações, com o objetivo de "satisfazer os visitantes, no intuito de que voltem sempre".

"Ao fim de nove anos, por onde passaram mais de 730 mil visitantes, o Fluviário de Mora continua a inovar e a renovar-se como a maior e mais reconhecida instituição em Portugal e na Europa de divulgação do maravilhoso mundo dos rios e dos lagos", argumentou a instituição, propriedade da Câmara de Mora.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.