sicnot

Perfil

País

Ascenso Simões critica convite de Marcelo a Draghi

Ascenso Simões criticou, num artigo de opinião, o convite de Marcelo Rebelo de Sousa a Mario Draghi para estar presente no primeiro Conselho de Estado.

© Rafael Marchante / Reuters

O deputado do PS disse que o convite permitiu a outras instituições interferirem em competências do Governo e estranha que um convite altere o perfil tradicional do Conselho de Estado.

Ascenso Simões acusa Marcelo Rebelo de Sousa de ter, assim, contribuido para a diminuição da capacidade do Governo perante os mercados.


O deputado acrescenta, ainda, que este órgão não deve tornar-se numa espécie de "Casa Civil de valor reforçado".

  • Draghi admite sinais de recuperação mas critica reversão de várias reformas

    Economia

    Mario Draghi disse hoje que são visíveis sinais de recuperação em Portugal, mas o presidente do Banco Central Europeu criticou a reversão que o atual Governo de António Costa está a fazer de várias reformas levadas a cabo pelo Executivo anterior. Na intervenção que fez no Conselho de Estado, o responsável do BCE pede ainda um esforço suplementar ao atual Executivo para acelerar as reformas que ainda são necessárias em Portugal. As declarações do presidente do Banco Central Europeu foram proferidas por ocasião da reunião do Conselho de Estado, para a qual foi convidado. Draghi acrescentou também que Portugal tem ainda pela frente desafios importantes.

  • Tomaram posse os novos conselheiros de Estado
    2:16

    País

    Os novos conselheiros de Estado tomaram posse esta manhã. Há seis estreias entre os 20 conselheiros e, pela primeira, vez há cinco partidos políticos representados. Cavaco Silva tomou posse como conselheiro de Estado. No primeiro Conselho de Estado estiveram ainda presentes dois convidados: o presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi e o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.