sicnot

Perfil

País

Ascenso Simões critica convite de Marcelo a Draghi

Ascenso Simões criticou, num artigo de opinião, o convite de Marcelo Rebelo de Sousa a Mario Draghi para estar presente no primeiro Conselho de Estado.

© Rafael Marchante / Reuters

O deputado do PS disse que o convite permitiu a outras instituições interferirem em competências do Governo e estranha que um convite altere o perfil tradicional do Conselho de Estado.

Ascenso Simões acusa Marcelo Rebelo de Sousa de ter, assim, contribuido para a diminuição da capacidade do Governo perante os mercados.


O deputado acrescenta, ainda, que este órgão não deve tornar-se numa espécie de "Casa Civil de valor reforçado".

  • Draghi admite sinais de recuperação mas critica reversão de várias reformas

    Economia

    Mario Draghi disse hoje que são visíveis sinais de recuperação em Portugal, mas o presidente do Banco Central Europeu criticou a reversão que o atual Governo de António Costa está a fazer de várias reformas levadas a cabo pelo Executivo anterior. Na intervenção que fez no Conselho de Estado, o responsável do BCE pede ainda um esforço suplementar ao atual Executivo para acelerar as reformas que ainda são necessárias em Portugal. As declarações do presidente do Banco Central Europeu foram proferidas por ocasião da reunião do Conselho de Estado, para a qual foi convidado. Draghi acrescentou também que Portugal tem ainda pela frente desafios importantes.

  • Tomaram posse os novos conselheiros de Estado
    2:16

    País

    Os novos conselheiros de Estado tomaram posse esta manhã. Há seis estreias entre os 20 conselheiros e, pela primeira, vez há cinco partidos políticos representados. Cavaco Silva tomou posse como conselheiro de Estado. No primeiro Conselho de Estado estiveram ainda presentes dois convidados: o presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi e o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.