sicnot

Perfil

País

Extrair ADN e observar células este fim de semana no Instituto de Medicina Tropical

Extração de ADN, observação de células e manipulação de insetos que transmitem doenças tropicais são atividades disponíveis, sábado e domingo, no quinto Dia Aberto do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, este ano com destaque para o vírus Zika.

O Instituto espera receber, no fim de semana, mais de 300 visitantes e, nesta edição, realiza uma sessão temática sobre o Zika no Brasil, "esta nova ameaça global", anunciou a instituição.

Outro destaque deste Dia Aberto é o projeto de ciência cidadã MosquitoWEB, que pretende sensibilizar o público para a captura e envio de mosquitos para o IHMT, para que seja possível "identificar precocemente espécies exóticas transmissoras de doenças, uma vez que Portugal se encontra na rota destes mosquitos invasores", adianta, numa nota divulgada à imprensa.

Durante o Dia Aberto, que decorre no sábado e domingo, haverá iniciativas para várias idades, incluindo extração de ADN, observação de células do visitante e de células infetadas com vírus, além de bactérias e de fungos.

O programa inclui a observação e manipulação de vermes e parasitas, moluscos e insetos causadores de doenças tropicais, e ainda visitas aos laboratórios e a possibilidade de esclarecer dúvidas com cientistas. Os visitantes podem também participar numa consulta do viajante, avaliar o seu estado nutricional e receber aconselhamento dietético.

O museu vai estar aberto em permanência e é possível marcar visitas guiadas.

O Dia Aberto decorre nas instalações do IHMT, na Rua da Junqueira, em Lisboa, no sábado das 09:00 às 17:00 e no domingo das 10:00 às 15:00.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC