sicnot

Perfil

País

Marcelo recebe primeiro Conselho de Estado, Draghi é convidado

O primeiro Conselho de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República realiza-se hoje, tendo como convidados o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi

© Ralph Orlowski / Reuters

Menos de um mês depois de ter tomado posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa convocou para hoje, no Palácio de Belém, a primeira reunião daquele órgão político de consulta, com a participação de Mario Draghi para "apresentar uma exposição ao Conselho de Estado sobre a situação económica e financeira europeia".

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, será o outro convidado a participar numa primeira parte do Conselho de Estado, marcado para as 15:00. Já sem convidados, o Conselho de Estado apreciará o segundo ponto da ordem de trabalhos sobre o Programa Nacional de Reformas e Programa de Estabilidade.

Para hoje ao final da tarde, o BE marcou uma concentração no Largo de S. Domingos, em Lisboa, uma ação simbólica intitulada "Xô Draghi - Receção alternativa ao presidente do BCE", contra a atuação do presidente do Banco Central Europeu que, segundo o deputado bloquista Jorge Costa, "tem prejudicado Portugal".

A reunião do Conselho de Estado é antecedida, às 14:30, pela tomada de posse dos novos conselheiros de Estado: Cavaco Silva, na qualidade de antigo Presidente da República, e as cinco personalidades indicadas pelo chefe de Estado.

O ex-dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier, o antigo primeiro-ministro António Guterres, o ensaísta Eduardo Lourenço, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes e a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza são os cinco nomes escolhidos por Marcelo.

Além destes membros, a 18 de dezembro a Assembleia da República elegeu Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Francisco Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP) para o Conselho de Estado, em resultado da votação de duas listas separadas, uma das bancadas da esquerda e outra da direita.

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, presidido pelo chefe de Estado, e é composto pelo presidente da Assembleia da República, pelo primeiro-ministro, pelo presidente do Tribunal Constitucional, pelo Provedor de Justiça, pelos presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República, além das personalidades indicadas pelo chefe de Estado e as eleitas pelo parlamento.

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.