sicnot

Perfil

País

Visita de Estado de Marcelo a Moçambique terá forte componente económica

A deslocação do Presidente da República Portuguesa a Moçambique, no início de maio, vai ser a sua primeira visita de Estado e terá uma forte componente económica, incluindo um encontro com 150 empresários portugueses e moçambicanos.

Segundo o programa provisório desta visita hoje divulgado aos jornalistas pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai viajar para Moçambique na noite de 02 para 03 de maio e regressa a Lisboa na manhã de dia 07, em voos comerciais.

Nos cinco dias que estará em Moçambique, o chefe de Estado não deverá sair da capital, Maputo.

Para além dos encontros institucionais bilaterais, esta visita de Estado terá uma grande vertente económica, estando a ser preparado um encontro com empresários de Portugal e de Moçambique.

Os empresários portugueses que participarão nessa iniciativa viajarão pelos seus próprios meios.

A cooperação e desenvolvimento, a educação e a cultura serão também áreas prioritárias nesta primeira visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa.

A visita do Presidente da República a Moçambique foi anunciada a 21 de março pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, durante uma visita de trabalho a Moçambique.

Na mesma ocasião, Teresa Ribeiro adiantou que o primeiro-ministro português, António Costa, também vai visitar Moçambique no último trimestre deste ano, para participar na terceira cimeira bilateral.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.