sicnot

Perfil

País

Visita de Estado de Marcelo a Moçambique terá forte componente económica

A deslocação do Presidente da República Portuguesa a Moçambique, no início de maio, vai ser a sua primeira visita de Estado e terá uma forte componente económica, incluindo um encontro com 150 empresários portugueses e moçambicanos.

Segundo o programa provisório desta visita hoje divulgado aos jornalistas pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai viajar para Moçambique na noite de 02 para 03 de maio e regressa a Lisboa na manhã de dia 07, em voos comerciais.

Nos cinco dias que estará em Moçambique, o chefe de Estado não deverá sair da capital, Maputo.

Para além dos encontros institucionais bilaterais, esta visita de Estado terá uma grande vertente económica, estando a ser preparado um encontro com empresários de Portugal e de Moçambique.

Os empresários portugueses que participarão nessa iniciativa viajarão pelos seus próprios meios.

A cooperação e desenvolvimento, a educação e a cultura serão também áreas prioritárias nesta primeira visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa.

A visita do Presidente da República a Moçambique foi anunciada a 21 de março pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, durante uma visita de trabalho a Moçambique.

Na mesma ocasião, Teresa Ribeiro adiantou que o primeiro-ministro português, António Costa, também vai visitar Moçambique no último trimestre deste ano, para participar na terceira cimeira bilateral.

Lusa

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.