João Soares pede demissão do cargo de ministro da Cultura
08.04.2016 13h18
O ministro da Cultura apresentou hoje ao primeiro-ministro a demissão, invocando razões de solidariedade com o Governo. João Soares abandona o executivo na sequência do já chamado "caso das bofetadas", mas diz: "não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra".
António Costa já aceitou o pedido de demissão, cujo anúncio é feito num comunicado enviado à agência Lusa:
"Torno público que apresentei esta manhã ao senhor primeiro-ministro, António Costa, a minha demissão do XXI Governo Constitucional. Faço-o por razões que têm a ver com a minha profunda solidariedade com o Governo e o primeiro-ministro, e o seu projeto político de esquerda".
No mesmo comunicado, João Soares sublinha "o privilégio que representou" para ter integrado este Governo.
"E ter trabalhado com o primeiro-ministro, a quem agradeço a confiança. Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade. Não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra", acrescenta.
Ontem, João Soares escreveu na rede social Facebook prometendo "salutares bofetadas" ao sociólogo Augusto M. Seabra pelas críticas de falta de linha de ação política e "estilo de compadrio, prepotência e grosseria" que este lhe fez. Mais tarde, explicou que reagiu a "ataque pessoal insultuoso" e pediu desculpa se ofendeu alguém com a publicação.
Ao final do dia, o primeiro-ministro, António Costa pediu desculpa aos dois cronistas e disse ainda que já recordou os membros do Governo que devem ser contidos na maneira como expressam as emoções em público.
Última atualização às 13:10/Com Lusa
Relacionados
- 2:02
"Naturalmente aceito o pedido de demissão do ministro da Cultura"
O primeiro-ministro confirmou já a demissão do ministro da Cultura, João Soares. "Naturalmente aceitei o seu pedido de demissão", afirmou António Costa, em declarações aos jornalistas no Porto.
- 1:17
António Costa pede desculpa aos cronistas do Público
O primeiro-ministro reagiu, esta noite, à polémica que envolve o ministro da Cultura. João Soares usou uma rede social para prometer bofetadas a dois conhecidos cronistas do Público, que o criticaram em artigos de opinião. Questionado pelos jornalistas se mantém a confiança no ministro, António Costa não quis responder, limitou-se a pedir desculpa aos dois cronistas e disse ainda que já recordou os membros do Governo que devem ser contidos na maneira como expressam as emoções em público.
- 3:20
Vasco Pulido Valente diz estar à espera das bofetadas de João Soares
O ministro da Cultura usou, esta manhã, uma rede social para prometer bofetadas a dois conhecidos cronistas do Público, Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, que o criticaram em artigos de opinião. Augusto M. Seabra acusa João Soares de atentar contra a liberdade de expressão e Vasco Pulido Valente diz estar à espera das bofetadas.
- 2:29
As polémicas de João Soares
O ministro da Cultura usou, esta manhã, as redes sociais para prometer bofetadas a dois conhecidos cronistas do jornal Público. As declarações de João Soares provocaram várias reações entre os partidos políticos. Esta não é a primeira vez que o agora governante se vê envolvido em vários episódios relacionados com a sua opinião. O apoio à UNITA contra o governo de Angola, as críticas a António Costa e mais recentemente o pré-anúncio da demissão do presidente do Centro Cultural de Belém são alguns dos casos.
- 1:44
Leitão Amaro diz que João Soares colocou em causa o princípio da liberdade
O deputado do PSD António Leitão Amaro diz que as declarações de João Soares colocam em causa o princípio da liberdade e que por isso o ministro não tem condições para continuar. Já João Ferreira do PCP diz que este é um não assunto e que deveria ser uma oportunidade para discutir a situação de emergência no setor da Cultura.
- 0:40
João Ferreira Soares diz que declarações de João Soares prejudicam o Governo
O deputado do PCP João Ferreira diz que as declarações do ministro da Cultura, João Soares, prejudicam a imagem do Governo. No entanto, considera que este é um não assunto ao qual está a ser dada demasiada atenção.
-
"Ministro de quê?", agências internacionais noticiam polémica de João Soares
As agência Reuters, France Presse e Associated Press (AP) dão hoje conta da polémica reação do ministro da Cultura aos artigos de opinião publicados no jornal Público. A Reuters refere que os críticos de João Soares exigem agora a demissão do governante e, perante inusitada reação de um responsável pela pasta Cultura, coloca a seguinte questão: "Ministro de quê?. A AP manifesta estranheza por João Soares continuar ainda no Governo.
Na Homepage
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
- 1:17
-
-
-
-
Ministro da Educação nega ilegalidades no concurso extraordinário de professores
24.04.2018 às 19h06
-
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
- 1:31