sicnot

Perfil

País

Presidente da República promulga diploma que revê carreira do INEM

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que revê a carreira do INEM e cria o regime da carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar, segundo a página oficial da Presidência da República.

Os técnicos do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica há muito que reclamavam pela falta de conclusão da carreira que estava a ser negociada com o Ministério da Saúde e que motivou greves e ações de protesto por parte destes trabalhadores.

Ainda na anterior legislatura, chegou a haver um compromisso por parte do Ministério da Saúde para a revisão e negociação da carreira, que acabou por não se concretizar.

Hoje, foi promulgado um decreto-lei que "procede à revisão da carreira de técnico de ambulância de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica, e cria o regime da carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar".

A decisão do Presidente da República é justificada com "a relevância da matéria, a garantia de que a criação da nova carreira não tem custos adicionais e o pressuposto da audição das entidades interessadas".

Lusa

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.